Revista

Itens de coleção podem compor a decoração da casa

Veja como criar uma coleção e como torná-la parte da decoração do lar

Organizar objetos de coleção e mantê-los harmonizados de acordo com o ambiente da casa podem ser uma tarefa difícil. Para a arquiteta Carina Dal Fabbro, para as pessoas que amam expor os pertences, a primeira regra é caprichar na escolha da decoração. “Prefira itens mais fáceis de serem encaixados numa cristaleira ou numa estante, portanto, opte por artefatos menores, como caixinhas ou castiçais”, ensina. Mas, claro, há outras peças que você pode colecionar e embelezar os mais diversos espaços do lar. Bonecos de filmes (personagens), bengalas, pratos, taças, globinhos com neve artificial e até santos barrocos são algumas das sugestões da arquiteta.

Para um colecionador principiante, saber por onde começar é importante. De acordo com o proprietário de uma loja de colecionadores Gilberto Cavalini Bailão, 35 anos, o primeiro passo é escolher um tema específico. “Para coleções de moedas e cédulas, por exemplo, adquirir um catálogo para conhecer os materiais que deseja, entender como são classificados, a quantidade de emissões de cada produto e os valores são medidas essenciais”, detalha.

Para Gilberto, algumas pessoas podem confundir o termo colecionar com ajuntar. Ele explica a diferença. “O colecionador é, por definição, aquele que tem curiosidade e paixão pela história que cada objeto carrega. Ele não se contenta com qualquer material. Já o ajuntador adquire ou recebe, geralmente de herança, objetos guardados em baús ou caixas.”

Tem gente que ama dinheiro antigo ou de outro país. Esse é o caso dele. “Eu tenho cédulas de polímero de todo o mundo e sachês lacrados de moedas do Brasil. Mas pretendo iniciar uma coleção somente brasileira”, conta. Ele é proprietário da Loja do Colecionador, na Asa Norte. “O negócio começou com meu pai há mais de 20 anos. Ele já está no ramo há mais de 50.”

Mundo geek 
 
Quem ama séries, filmes e desenhos pode usar objetos dos personagens, quadros e até livros. O personal trainer e artesão Fabrício Gomes Galdino, 27 anos, coleciona peças do mundo geek há 10 anos. “Comecei com itens de desapegos para economizar. Alguns colecionadores mantêm as peças lacradas, mas, mesmo sem estar na caixa, são sempre bem conservadas.”

Fabrício organiza os objetos por sagas, bonecos dos mesmos filmes e de cada universo sem juntá-los. “Fazer isso é prazeroso, mas é também um investimento. Aquilo que você comprou hoje, daqui a 10 anos pode valer até 10 vezes mais”, aposta. O jovem também tem uma loja on-line (@biscuitloko), em que vende bonecos de personagens, varinhas e chaveiros de Harry Potter. “A maior parte dos clientes são colecionadores e muitos também compram para presentear.”
 
 

Amor por câmeras

O administrador de empresa Farley Nascimento Pires, 41 anos, conta como decidiu ter uma coleção de máquinas fotográficas antigas. “Um dia, fui levar para arrumar umas das minhas lentes novas e vi uma estante cheinha delas”, conta.

Nesse dia, ele ficou com vontade de ter uma prateleira de câmeras e pensa em investir cada vez mais nisso. Atualmente, Farley tem somente quatro, mas esse número é só o começo para o que ele quer colecionar. “Eu as deixo do lado da cama. Algumas foram compradas novas e outras estão comigo há anos. A minha xodó comprei em um evento de antiguidade e o preço foi bom”, afirma.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Dica de organização

  • Livros e souvenires
  • Reserve um local bem-espaçoso para deixar a coleção! E como ela pode ser grande e ir aumentando, é ideal ter um armário, livreiro ou estante.
  • Se a coleção for frágil ou se você prefere que ninguém mexa, é melhor deixá-la num lugar mais privado.
  • Agora, se a coleção é de livros, você pode escolher se quer colocar tudo num livreiro ou estante na sala, ou se prefere guardar num armário no quarto ou no escritório. Isso vai depender do quanto você gosta de ficar olhando para ela e também se precisa ter acesso fácil. Coloque longe das janelas e do sol!
  • Uma ideia bem legal para arrumar os livros é organizar tudo por cores ou tamanhos. Você vai ver como o ambiente ficará alegre! Inclusive, estantes ou armários brancos ficam lindos para esse tipo de organização.
  • Primeiro, deixe os discos num lugar limpo e seco para que eles não estraguem! Também é legal deixar pertinho da TV ou do tocador de DVD ou Blu-ray. Afinal, você merece mais praticidade nas horas de diversão e descanso! Ou para a casa ficar mais bonita, você pode colocar as séries e filmes favoritos numa estante.

Fonte: Magazine Luiza, loja varejista.