postado em 20/04/2008 14:17
Melhor time da primeira fase do torneio, o Cimed/Florianópolis venceu o Telemig Celular/Minas por 3 sets a 2 (parciais 25/27, 25/21, 24/26, 25/15 e 15/12) em jogo emocionante no Maracanãzinho, na manhã deste domingo, e faturou o título da Superliga masculina de vôlei.
De quebra, os catarinenses venceram a ;série melhor-de-três; que os dois times fizeram nas últimas decisões do torneio. O Florianópolis ganhou dos mineiros na final de 2006, mas viu os rivais levarem a melhor no ano seguinte e faturarem o tetracampeonato.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes, mas o Florianópolis foi mais regular, perdendo por apenas dois pontos os dois sets em que acabou derrotado. No tie-break decisivo, os catarinenses abriram boa vantagem, viram o Minas se recuperar, mas confirmaram a vitória por 15 a 12.
No tira-teima deste domingo, além de levar a melhor na terceira decisão consecutiva entre os dois times, o Florianópolis assumiu a liderança no confronto direto ante os mineiros, com nove vitórias após 17 partidas.
A partida decisiva contou com várias reviravoltas no placar. O primeiro set já deu mostras de que o equilíbrio ditaria o duelo, com o Florianópolis iniciando em desvantagem, mas melhorando após a entrada do ex-líbero da seleção Kid. Os catarinenses chegaram a empatar por 24 a 24, mas viram os mineiros fecharem por 27 a 25.
No segundo set, porém, a equipe de Mauro Grasso conseguiu manter boa vantagem. O Minas ainda encostou após a entrada de Nalbert, que se recupera de cirurgia no ombro, mas perdeu por 25 a 21. Na parcial seguinte, o Florianópolis acabou batido novamente perdendo por apenas dois pontos após as equipes se intercalarem à frente do placar.
Precisando vencer para seguir a luta pelo bicampeonato na Superliga, o Florianópolis venceu com facilidade o quarto set, por 25 a 15. No tie-break, o time do técnico Marcos Pacheco começou melhor e abriu quatro pontos de vantagem. O Minas esboçou mais uma reação, encostando em 13 a 12, mas não evitou o revés e o segundo título dos catarinenses.