Após anotar seu nome na história do automobilismo como a primeira mulher a vencer uma corrida da IndyRace Series, Danica Patrick reagiu como praticamente qualquer outra mulher e chorou.
Irônica, a piloto disse que, com o resultado, ela finalmente não terá mais que escutar o que para ela já era um mantra: quando você vai vencer? "As pessoas me perguntaram isso tantas vezes e, agora, que eu finalmente venci, ficarei feliz em não mais responder essas questões."
Provocações à parte, a norte-americana, que foi bastante contestada no início deste ano após aparecer em fotos de um ensaio sensual da revista Sports Ilustrated, era só alegria. "Estou feliz que isso finalmente aconteceu", disse a piloto. "Mas eu mentiria se eu disse que eu não pensava que seria eu a vencedora."
Filha do vidraceiro T.J. Patrick, Danica teve a sorte de contar com o apoio paterno. Ele investiu na carreira da jovem filha e agora começa a colher os frutos da aposta. "Este é o dia mais feliz da minha vida", declarou orgulhoso T.J. Ao final da corrida ele gritava empolgado e acenava para a filha.
O marido da piloto, o fisioterapeuta Paul Hospenthal professional minimizou a questão do gênero. "Mulher ou não ela é uma competidora perseverante", disse. "Ela nunca pediu para ser uma mulher competindo em um esporte completamente masculino. Ela só quer dar duro. Para qualquer piloto de corrida, uma vitória assim, que envolveu muito trabalho e paciência, é fantástica", comemorou Hospenthal.
Para Danica, a vitória põe fim à questão. "Eu acho que a desvantagem (entre homens e mulheres) até agora era que eu apenas não tinha ganhado uma corrida. Um monte de mulheres podem com uma base consistente ser boas competidoras e andar na frente. Eu acho que há tempos sabemos disso, mas faltava consistência", concluiu a piloto.
Classificação do GP de Montegi (IRL)
1 Danica Patrick (EUA)
2 Helio Castro Neves (BRA)
3 Scott Dixon (EUA)
4 Dan Wheldon (EUA)
5 Tony Kanaan (BRA)
6 Ed Carpenter (EUA)
7 Ryan Hunter-Reay (EUA)
8 Darren Manning (EUA)
9 Ryan Briscoe (EUA)
10 Townsend Bell (EUA)
11 Hideki Mutoh (EUA)
12 Buddy Rice (EUA)
13 Jay Howard (EUA)
14 Roger Yasukawa (JAP)
15 A.J. Foyt IV (EUA)
16 Vitor Meira (BRA)
17 Marty Roth (EUA)
18 Marco Andretti (EUA)
Classificação do GP de Long Beach (Champ Car)
1 Will Power (AUS)
2 Franck Montagny (FRA)
3 Mario Dominguez (MEX)
4 Enrique Bernoldi (BRA)
5 Oriol Servia (ESP)
6 Franck Perera (FRA)
7 Alex Tagliani (CAN)
8 David Martinez (MEX)
Classificação
Piloto Escuderia Pontos
1 Helio Castroneves Penske 112 pontos
2 Scott Dixon Ganassi 100
3. Danica Patrick Andretti Green 98
4 Tony Kanaan Andretti Green 89
5 Dan Wheldon Ganassi 85
6 Ed Carpenter Vision 70
7 Marco Andretti Andretti Green 65
8 Ryan Hunter-Reay Rahal-Letterman, 65
9 Hideki Mutoh Andretti Green 59
10 Darren Manning Foyt 58