Superesportes

São Paulo bate Nacional e faz encontro de tricampeões nas oitavas

;

postado em 24/04/2008 00:14
Alex Silva comemora o gol da vitória do São PauloO torcedor do São Paulo saiu aliviado do Morumbi. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor fez sua lição de casa ao bater o Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 x 0. A vitória garantiu ao bicampeão brasileiro a classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.

Com o resultado, o São Paulo terminou o grupo 7 da competição sul-americana na primeira colocação. O time do Morumbi finalizou a primeira fase com 11 pontos. Agora, vai enfrentar a partir da semana que vem nas oitavas-de-final o tradicional Nacional, do Uruguai, em um encontro de tricampeões continentais.

Pela Libertadores, as duas equipes jogaram pela última vez na edição de 1992. Curiosamente, o confronto também era válido pelas oitavas-de-final. Com um empate e uma vitória, o Tricolor eliminou o Nacional e partiu rumo ao seu primeiro título sul-americano.

O jogo: Com o apoio da torcida que compareceu ao Morumbi, o São Paulo iniciou a partida em ritmo intenso. O primeiro lance de emoção saiu logo aos três minutos, quando Borges recebeu de costas, girou o corpo e finalizou. A bola cruzou toda a pequena área e foi para a linha de fundo.

Porém, o Nacional adiantou sua marcação e rapidamente equilibrou as ações. Representantes do habilidoso futebol colombiano, os visitantes também se mostravam preparados a atacar. Aos nove minutos, Galván foi lançado nas costas da zaga e tentou finalizar por cobertura. Atento, Rogério Ceni saiu do gol e abafou o arremate.

Mesmo sem balançar as redes, o São Paulo já comemorava boas notícias fora do Morumbi. No início do jogo, o Sportivo Luqueño, do Paraguai, abriu dois gols de vantagem sobre o Audax Italiano, do Chile, resultado que classificava automaticamente o Tricolor.

O resultado no Paraguai animou os são-paulinos a buscar o ataque. Aos 18 minutos, Zé Luis cruzou da direita e Jorge Wagner finalizou com perigo dentro da área. Quatro minutos depois, após o levantamento da direita, a bola sobrou na pequena área para Alex Silva, que desperdiçou oportunidade incrível ao chutar por cima.
Apesar de melhor em campo e sabendo do terceiro gol do Luqueño diante do Audax Italiano, o São Paulo também sofria com alguns buracos em sua defesa. Aos 32 minutos, o Nacional voltou a assustar em um arremate de Martinez na ponta esquerda. Bem posicionado, Rogério espalmou para escanteio.

Aos 38 minutos, o São Paulo finalmente acabou com a angústia da sua torcida e abriu o marcador. Jorge Wagner caprichou no cruzamento da esquerda e encontrou Alex Silva livre dentro da área. Consciente, o zagueiro cabeceou no ângulo direito da meta colombiana.

Instabilidade

Consciente da proximidade da classificação, o São Paulo voltou à etapa complementar com a tranqüilidade necessária para demonstrar seu jogo. Em quatro minutos, o time de Muricy Ramalho finalizou duas vezes com perigo e quase marcou o segundo.

O jogo seguiu agradável, com as duas equipes procurando o ataque. Só que, antes do apito final, os são-paulinos viveram duas emoções pela irregularidade da equipe. Aos 32 minutos, Rogério Ceni largou uma cobrança de falta de longe e Diaz completou para as redes. Para sorte dos donos da casa, o árbitro apontou impedimento.

Aos 40 minutos, foi a vez de Richarlyson cometer uma falha gritante. Valencia invadiu a área livre, mas chutou em cima de Rogério Ceni. Assim, a vitória e o primeiro lugar do grupo estavam garantidos ao bicampeão brasileiro, apesar do sufoco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação