postado em 24/04/2008 00:26
O Vasco garantiu sua classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil ao empatar com o Criciúma por 2 x 2 em jogo disputado nesta quarta-feira, no Heriberto Hulse, em Criciúma. O time de São Januário não fez uma exibição brilhante, mas mostrou muito espírito de luta para superar a pressão da equipe catarinense.
O atacante Edmundo que marcou um bonito gol e participou do lance do segundo, foi o destaque da partida. Com o resultado, o time dirigido por Antonio Lopes segue na competição e vai enfrentar o vencedor do duelo entre Corinthians Alagoano e Juventude do Rio Grande do Sul enquanto o Criciúma vai poder dedicar suas atenções às finais do Campeonato Catarinense.
O Criciúma começou o jogo no ataque com Beto caindo pela esquerda e dando muito trabalho aos zagueiros da equipe carioca. Já o Vasco entrou muito cauteloso e parecia muito preocupado em defender sua vantagem. Armado com três zagueiros, o Vasco bloqueava as investidas do time da casa, até se utilizando do recurso das faltas para matar as jogadas da equipe catarinense. Apesar da correria, o Criciúma não conseguia criar jogadas de grande perigo para a defesa do Vasco.
O primeiro lance real de perigo só aconteceu aos 29 minutos quando Morais foi lançado em profundidade, driblou o goleiro Pedro Paulo e rolou para Edmundo concluir de forma bisonha, perdendo uma grande oportunidade para abrir a contagem.
No minuto seguinte, o Criciúma marcou seu gol. Beto avançou pela esquerda e cruzou à meia altura, Jael se abaixou e cabeceou sem chances para o goleiro Tiago. O resultado animou o Tigre que com o apoio da torcida, tentou partir para ampliar o marcador mas continuou encontrando dificuldades. Mesmo jogando mal, o Vasco chegou ao empate aos 40 minutos em belo lance de Edmundo.
O Animal recebeu cruzamento de Pablo, matou com categoria, driblou a zaga do time catarinense e colocou no canto direito do goleiro Zé Carlos. A obrigação de marcar mais dois gols para se classificar desanimou a equipe da casa que não voltou a criar jogadas de perigo até o final do primeiro tempo.
O Criciúma voltou modificado com uma formação mais ofensiva numa tentativa de colocar mais pressão na zaga da equipe carioca. E uma bicicleta de Beto logo aos dois minutos que assustou Tiago mostrou que o Criciúma estava disposto a criar dificuldades para a equipe carioca.
Aos 10 minutos, Jael deu passe perfeito para Jean Coral, mas o artilheiro concluiu muito mal, perdendo uma grande oportunidade. Aos 12, Jael deu outro susto no goleiro Tiago ao bater forte da entrada da área. A equipe da casa seguiu na pressão, dando muito trabalho ao goleiro vascaíno que acabou até recebendo cartão amarelo por retardar o reinício da partida.
Para tentar tirar seu time do sufoco, o técnico Antonio Lopes tirou Morais e Jean mas não teve nem tempo de saber se suas mudanças iriam dar certo, Aos 21 minutos, após uma sucessão de bolas levantadas na área. Zulu cabeceou fora do alcance de Tiago, marcando o segundo gol da equipe catarinense. Dois minutos depois, o Vasco teve a chance de empatar mas o goleiro Pedro Paulo defendeu o chute rasteiro de Leandro Bonfim.
O Criciúma seguiu pressionando e Tiago salvou um chute perigoso de Jael, evitando o terceiro gol. Quando tudo indicava que o Vasco sofreria o terceiro gol, o time carioca empatou aos 29 minutos em chute de Alan Kardek ao receber passe do lateral Wagner Diniz, depois de outra boa jogada de Edmundo. O Vasco ainda teve a chance de marcar o terceiro gol com Pablo que demorou muito a chutar e foi desarmado. Desanimado, o Criciúma parou de pressionar e o Vasco, satisfeito, apenas tocou a bola, esperando o final da partida.