Superesportes

Amistoso da Seleção Brasileira no Bezerrão

Presidente da Federação Brasiliense anuncia amistoso do Brasil em 18 de novembro, mas ainda sem adversário definido

postado em 25/04/2008 09:25
O torcedor do Distrito Federal vai ter mais uma chance de ver de perto as feras da Seleção Brasileira, como Kaká, Robinho, Lúcio e companhia. Depois da goleada por 5 x 0 sobre o Chile, no Mané Garrincha, em 2005, pelas eliminatórias da Copa de 2006, o DF se prepara para receber um amistoso, em 18 de novembro, no Bezerrão, no Gama. O adversário ainda está indefinido, mas o mais cotado é Portugal do meia-atacante Cristiano Ronaldo ; o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari promete deixar o comando lusitano depois da Eurocopa, em junho, na Suíça e Áustria.

Brasil x Chile: Adriano e Robinho comemoram golFechado desde setembro de 2005, em uma reforma estipulada em R$ 50 milhões para modernizar o estádio com capacidade mantida em 20 mil lugares, o Bezerrão tem reabertura prevista para julho. ;Vai ser no Bezerrão porque é o maior estádio que a gente vai ter. O Mané Garrincha também será reformado para a Copa. O amistoso da Seleção Brasileira principal está confirmado. É uma data-fifa, mas ainda não temos o adversário;, revela o presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF) e gerente do projeto candango para a Copa de 2014, Fábio Simão.

A realização de um amistoso da Seleção principal no Brasil quebrará um jejum de mais de seis anos. O último deles foi em 21 de agosto de 2002, em Fortaleza, na derrota por 1 x 0 para o Paraguai que estragou a festa pelo quinto título mundial na Copa da Coréia do Sul e Japão. A goleada de 3 x 0 sobre a Guatemala, no Pacaembu, em 27 de abril de 2005, na improvisada despedida de Romário, não contou com os jogadores que atuam no futebol europeu.

O jejum de amistosos no Brasil é explicado por uma decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de impedir a cessão de jogadores que atuam no futebol europeu para compromissos não-oficiais em países a mais de três horas de vôo da Europa. A regra, porém, tem exceções. O próprio Brasil fez duas partidas em setembro do ano passado nos Estados Unidos: 4 x 2 sobre os anfitriões, em Chicago, e 3 x 1 sobre o México, em Boston.

;A dificuldade é grande porque existe um acordo de só ter amistosos na Europa, mas é uma excepcionalidade. A gente conseguiu a permissão da Fifa. O problema é a logística. A outra seleção tem de voltar no mesmo dia do jogo;, explica Fábio Simão, confirmado como chefe da delegação do futebol brasileiro nas Olimpíadas de Pequim. A medalha de ouro olímpica é o único título ausente no panteão da Seleção Brasileira pentacampeã mundial.

A reabertura do Bezerrão chegou a ser anunciada para 21 de abril, aniversário de Brasília, mas acabou cancelada. O atraso na reabertura impediu que o Bezerrão recebesse o Corinthians, em 17 de maio, no primeiro jogo em casa do Gama pela Série B do Campeonato Brasileiro, na segunda rodada. O duelo está previsto para o Mané Garrincha, mas o estádio do Plano Piloto ainda depende do envio de três laudos técnicos exigidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O alviverde candango estréia na segundona contra o Barueri, fora, em 10 de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação