postado em 25/04/2008 11:51
Aos poucos, Roger Federer vai recuperando a velha forma. Na disputa Masters Series de Monte Carlo, o número um do mundo já está classificado às semifinais ao conseguir grande vitória sobre David Nalbandian nesta quinta-feira. Em verdadeiro clássico do atual circuito profissional, o suíço venceu de virada, com parciais de 5/7, 6/2 e 6/2.
Após ficar à beira da eliminação na primeira rodada diante do inexpressivo espanhol Ruben-Ramírez Hidalgo, Federer bateu com tranqüilidade Gael Monfils. Agora, o expressivo resultado diante do argentino, sétimo colocado do ranking de entradas, deve dar ainda mais moral ao suíço, que conquistou no último domingo seu primeiro título na temporada 2008, no saibro de Estoril.
Contra Nalbandian, Federer sempre tem dificuldades (o confronto direto entre eles apontava oito vitórias para cada lado) e o início do jogo desta quinta mostrou exatamente esse panorama. Mais sólido no fundo da quadra o argentino desperdiçou aplicou um convincente 7/5.
Mais concentrado, contudo, Federer obteve a virada, que começou com uma quebra de serviço logo no segundo game da segunda parcial. Variando seu jogo com slices e subidas à rede, o suíço não deu chances ao adversário graças a um excelente aproveitamento de break points ; não desperdiçou nenhuma das cinco oportunidades que teve.
Por outro lado, o líder do ranking ainda encaixava bons saques (foram nove aces no total) para defender seus games de serviço, salvando três das cinco chances de quebra de Nalbandian. A análise das estatísticas da partida, que durou 2h07, ainda mostra a superioridade do suíço nos winners (conseguiu 43, contra 27 do rival) e nos erros não-forçados (cometeu 30, dez a menos que o argentino).
Garantido entre os quatro melhores tenistas em Monte Carlo, Federer se prepara para encarar provavelmente nova pedreira, Novak Djokovic. O sérvio entra em quadra ainda nesta sexta-feira e é favorito para vencer o norte-americano Sam