Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Emoção no Maracanã: Flamengo x Botafogo começam a decidir o título carioca de 2008

;

Assim como no ano passado, Flamengo e Botafogo decidirão também o Campeonato Carioca de 2008. E o primeiro jogo entre as duas equipes será realizado neste domingo, quando rubro-negros e alvinegros se enfrentam, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A segunda partida acontece uma semana depois, no mesmo local. Os flamenguistas, que levaram o Estadual em 2007, chegam à decisão por terem vencido a Taça Guanabara, primeiro turno. Já os botafoguenses foram campeões da Taça Rio, segundo turno, na última semana.

A rivalidade entre as duas equipes voltou ao auge nos últimos meses. Não apenas pelo Flamengo ter derrotado o Botafogo na decisão do Estadual do ano passado e da Taça Guanabara deste ano. Mas pela troca de provocações. Após essa última final, a do primeiro turno, os jogadores do Botafogo e o presidente Bebeto de Freitas chegaram a chorar no vestiário por causa da polêmica arbitragem de Marcelo de Lima Henrique.

No jogo seguinte do Rubro-Negro o atacante Souza, ao marcar um gol contra os peruanos do Cienciano, imitou o gesto de choro, numa provocação ao adversário. O volante botafoguense Túlio rebateu e os dois trocaram farpas pela imprensa.

O clima promete esquentar ainda mais neste domingo. Esse será o quarto encontro dos times na temporada e em 2008 o Botafogo leva vantagem. Após o Flamengo ter vencido na final da Taça Guanabara por 2 x 1, os botafoguenses venceram por 3 x 2 na fase de classificação e por 3 x 0 nas semifinais da Taça Rio. Tirando esse último duelo, nos outros dois, os atletas chegaram a trocar agressões em campo.

Em meio à decisão do Campeonato Carioca, os dois times tiveram que se preocupar com outros torneios. No meio de semana, o Flamengo derrotou o Coronel Bolognesi, do Peru, pela Copa Libertadores, por 2 a 0, enquanto o Botafogo aplicava 2 x 1 na Portuguesa e avançava rumo às oitavas-de-final da Copa do Brasil. O Flamengo também terá que se preocupar com as oitavas-de-final da Copa Libertadores.

Com problemas para tirar o visto para o México, onde enfrenta o América na próxima quarta-feira, o Rubro-Negro desistiu de viajar para Teresópolis, Região Serrana do estado, onde se prepararia para o jogo deste domingo. Assim, o elenco permaneceu no Rio de Janeiro antes do primeiro duelo com os botafoguenses. O jogo no México, contra o América local, será na próxima quarta-feira. Melhor para o Botafogo, que folga no meio da outra semana.

;É claro que o Botafogo tem um conjunto muito forte, mas eles contam com jogadores de alto nível também na reserva e quem entrar vai querer dar tudo, pois se trata de uma final e todos querem ganhar;, analisou o atacante Souza.

Para este primeiro jogo, o Flamengo contará com o retorno do meia Ibson, que fora poupado contra o Coronel Bolognesi-PER. Já o meia-atacante Renato Augusto não está totalmente recuperado de um problema muscular na coxa direita e deve continuar de fora, sendo substituído mais uma vez por Marcinho.

O Botafogo chega para esta decisão muito desfalcado. Cuca não poderá contar com o goleiro Castillo e com o lateral-esquerdo Triguinho, ambos com lesões musculares e vetados pelo departamento médico. Além disso, o lateral-direito Alessandro e o atacante Jorge Henrique cumprem suspensão pela expulsão na derrota de 1 x 0 para o Fluminense, pela final da Taça Rio.

O jovem Renan será mantido no gol, mesmo tendo falhado contra a Portuguesa pela Copa do Brasil. Para as outras posições existe uma incógnita muito grande. A tendência é que Leandro Guerreiro ganhe a vaga no meio-de-campo, com Túlio passando para a ala direita.

O zagueiro Eduardo entraria para formar trio com André Luis e Renato Silva. Isso faria Zé Carlos ser novamente deslocado para a ala esquerda. No ataque, Fábio deve ser confirmado ao lado de Wellington Paulista.


FICHA TÉCNICA - FLAMENGO X BOTAFOGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 27/4/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

FLAMENGO:
Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kleberson, Ibson e Toró; Marcinho e Souza - Técnico: Joel Santana.

BOTAFOGO:
Renan, Renato Silva, Andre Luis e Leandro Guerreiro; Túlio Souza, Diguinho, Túlio, Lucio Flavio e Zé Carlos; Wellington Paulista e Fábio - Técnico: Cuca.