Superesportes

Nadal leva a melhor sobre Federer e é tetracampeão em Mônaco

;

postado em 27/04/2008 14:52

A

Entra ano, sai ano e, por mais que o suíço se esforce, Rafael Nadal segue vencendo Roger Federer no saibro. Neste domingo, os dois se enfrentaram pela primeira vez na temporada. Ambos estavam em busca do título do Masters Series de Monte Carlo e, como tem sido de praxe, o espanhol bateu o suíço na terra batida. O placar foi de 2 sets a 0, duplo 7/5.

Das oito vezes que os dois se enfrentaram no saibro, Nadal venceu nada menos que sete. A única vez que o líder do ranking mundial conseguiu passar pelo rival neste tipo de piso foi na decisão do Masters Series de Hamburgo do ano passado. Os organizadores alemães, aliás, esperam abrigar mais um confronto entre os dois antes de Roland Garros, quando o espanhol tentará mais uma vez impedir o suíço de ganhar o único Grand Slam que ainda lhe falta.

Este é o quarto título consecutivo de Nadal em Mônaco, um recorde na competição, sendo o terceiro contra Federer. O primeiro set neste domingo foi marcado por equilíbrio, com Federer forçando o saque, mas ao mesmo tempo cometendo mais erros não-forçados. Apesar das dificuldades e da pressão imposta, Rafael Nadal justificou a alcunha de ;Rei do Saibro; para manter a tranquilidade diante do poderoso rival e faturar a etapa em 7/5.

O suíço voltou para o segundo set disposto a não perder mais um duelo no saibro contra o espanhol. Com bolas no fundo poderosas, ele conseguiu quebrar os dois primeiros saques de Nadal. Como também confirmou seus dois primeiros serviços, chegou a ter 4 a 0 no placar.

Foi aí que Nadal acordou novamente e passou a usar sua tática mais eficiente contra Federer: obrigar o número 1 do mundo a correr muito em quadra, minando o desempenho do adversário. Foi desta forma que ele conseguiu quebrar o saque rival pela primeira vez no segundo set e encostar em 4 a 3. Em seguida, Federer permitiu o empate ao perder todas as jogadas do oitavo game.

O suíço ainda ameaçou devolver a quebra na sequência: depois de um bom começo de Nadal, com 40 a 0, Federer ganhou dois lances e chegou a 40 a 30, mas novamente não conseguiu devolver a venenosa bola devolvida pelo adversário.

Empolgado, Nadal caminhava para fechar o segundo set, quando Federer ressurgiu e com dois sensacionais voleios, confirmou seu saque. Rafa fez o mesmo e, com uma bola fora de Federer no 12; game, ganhou mais um título em Mônaco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação