postado em 27/04/2008 15:07
Após exatos dez anos, Inter e Juventude voltam a decidir o Campeonato Gaúcho. O primeiro jogo da decisão acontece neste domingo, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Em 1998, a ordem dos dois jogos decisivos foi a mesma da decisão deste ano e o Juventude levou a melhor, sendo campeão em pleno Beira-Rio. O time verde tenta repetir o feito para chegar ao seu segundo título estadual. O Inter, por sua vez, é o clube com o maior número de títulos estaduais no Rio Grande do Sul - são 37 conquistas.
No atual Campeonato Gaúcho, os rivais se enfrentaram duas vezes na fase inicial e o Juventude ganhou os dois jogos: 1 x 0 no Beira-Rio e 3 x 0 em Caxias do Sul, na maior goleada aplicada pelo time esmeraldino no atual campeonato.
O Juventude venceu apenas oito das 18 partidas que já realizou no certame e não conseguiu placares elásticos. A maior diferença de gols foi no 3 x 0 sobre o Inter, no dia 12 de março, em jogo realizado no estádio Centenário. O time da Serra tem, também, dois empates e oito derrotas no Gauchão. O ataque verde anotou 25 gols e a defesa foi vazada em 23 oportunidades.
Os números do time colorado são mais empolgantes. Nos 18 jogos disputados, venceu 14, empatou dois e perdeu apenas dois - justamente os dois contra o Juventude. O ataque colorado marcou a expressiva soma de 44 gols, com média de 2,44 gols por jogo.
O Inter foi o time que mais emplacou goleadas na competição. O Colorado do técnico Abel Braga fez 6 a 0 no Guarany, em Bagé, no dia 2 de março, além de um 5 x 0 sobre o Brasil, em Pelotas, e duas goleadas por 4 x 1, contra São José e Ulbra. O curioso é que as quatro vitórias mais elásticas do Inter no campeonato foram obtidas fora do estádio Beira-Rio.
FICHA TÉCNICA - JUVENTUDE X INTERNACIONAL
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 27 de abril de 2008, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Assistentes: Marcelo Barisom e Paulo Ricardo Conceição (ambos do RS)
JUVENTUDE: Michel Alves; Elvis, Márcio Alemão, Nunes e Márcio Goiano; Renan, Juan Perez, Lauro e Ivo; Mendes e Maycon. Técnico: Zetti.
INTER: Clemer; Bustos, Índio, Orozco e Marcão; Magrão, Ji-Paraná, Andrezinho e Alex (Sidney); Nilmar e Fernandão. Técnico: Abel Braga.