Superesportes

Criciúma e Figueira começam a decidir o título do Catarinense

;

postado em 27/04/2008 15:23
Um ano depois de ter a surpreendente Chapecoense como campeã, o Campeonato Catarinense volta a colocar frente a frente na briga pelo título dois times tradicionais: Figueirense e Criciúma, respectivos campeões do primeiro e segundo turno.

Parecidos em muitos aspectos, os times fazem a partida de ida da decisão neste domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli. A volta será em 4 de maio, no Heriberto Hülse. As semelhanças começam já na campanha das equipes nesta edição do torneio.

No primeiro turno, o Figueira sagrou-se campeão com dois pontos de vantagem sobre o Criciúma (25 contra 23). O confronto direto no turno, aliás, foi favorável ao time de Alexandre Gallo, que venceu por 4 x 2 na sexta rodada e ainda tirou a invencibilidade e a liderança do Criciúma.

No segundo turno, por outro lado, a situação se inverteu e o Criciúma foi o primeiro colocado com quatro pontos de vantagem (25 contra 21) sobre o Figueira, que terminou em terceiro. O embate também teve resultado oposto ao do primeiro turno, já que o time de Leandro Machado fez 3 x 1. Naquela ocasião, o jogo representava um confronto de líderes e o resultado positivo serviu para o Tigre reassumir a liderança.

A paridade, no entanto, não termina por aí. Ao todo, as equipes já jogaram duas vezes a final de um Estadual. Na primeira, em 1993, o Criciúma empatou fora de casa a primeira partida e venceu a segunda por 2 x 0 em seu estádio, conquistando seu sexto título local. Já no ano seguinte foi a vez de o Figueirense sagrar-se campeão, aplicando duas vitórias, por 1 x 0 fora e 2 x 0 em casa, faturando seu nono titulo.

Vencer ou vencer

Entre os atletas das duas equipes, o clima é de otimismo com o resultado positivo na decisão estadual. No entanto, a motivação extra que move Figueirense e Criciúma para a primeira partida é diferente. Se para um é hora de corrigir os erros do segundo turno, para o outro é o momento de apagar a eliminação na Copa do Brasil.

"Acho que agora temos que pensar no Estadual. Saímos da Copa do Brasil e, agora, precisamos ser campeões do Campeonato Catarinense", comentou o meio-campo Jael, lembrando o empate sofrido pelo Criciúma contra o Vasco da Gama na quarta-feira, pelas oitavas-de-final da competição nacional. O resultado eliminou a equipe e classificou o time carioca.

Já o atacante Wellington Amorim, do Figueirense, acredita que o time da capital precisa aproveitar a decisão para ;vingar; a perda do título do returno para o rival. "Perdemos o foco no returno e deixamos escapar a chance de ser campeão direto. Como o Criciúma venceu, agora é concentrar para a final contra eles", decretou o jogador, já prevendo dois confrontos complicados.

FICHA TÉCNICA - FIGUEIRENSE X CRICIÚMA

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 27 de abril de 2008, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli (SC)
Assistentes: Claudemir Mafessoni (SC) e Ângelo Rudmar Bech (SC)

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno Perone, Felipe Santana e Asprilla; Léo Matos, Diogo, Cleiton Xavier, Rodrigo Fabri e César Prates; Edu Sales e Wellington Amorim.
Técnico: Alexandre Gallo.

CRICIÚMA: Zé Carlos; Patric, Uescley, Cláudio Luiz e Emerson Ávila (Uendel); Basílio, Luís André, Marcelo Rosa (Adriano) e Valdeir; Beto e Odair (Jean Mossoró).
Técnico: Leandro Machado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação