Superesportes

Cruzeiro aplica sonora goleada no Atlético-MG e fica com a mão na taça: 5 x 0

;

postado em 27/04/2008 18:11

Em um jogo de um time só, o Cruzeiro aplicou uma sonora goleada, de 5 x 0, no Atlético-MG e colocou uma mão na Taça de Campeão Mineiro deste ano. A última vitória, por este placar, foi também em um Estadual, mas em 1999.

A Raposa, que já tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, dominou completamente a partida. Agora, resta ao Galo vencer a Raposa no próximo domingo por pelo menos mais de 4 gols de diferença.
O primeiro lance de perigo foi do Galo. Aos cinco minutos, Leandro Almeida apareceu sozinho na área cruzeirense e cabeceou forte. O goleiro Fábio fez excelente defesa.

Contudo, quem abriu o placar foi a Raposa. Aos 11minutos, Jadilson fez boa jogada pela esquerda e sofreu falta. Na cobrança de Wagner, Juninho falhou e Marcelo Moreno cabeceou para o gol. O zagueiro Leandro Almeida ainda tentou cortar em cima da linha, mas a bola explodiu em Moreno e entrou.

O Atlético tentou responder, mas, sem coordenação no meio campo, as jogadas alvinegras ficavam na base da qualidade individual dos seus jogadores que não estavam inspirados. No contra-ataque, aos 18 minutos, a Raposa ampliou o placar. Jadílson desceu pela esquerda e cruzou para a área. O capitão Marcos tentou o desvio e mandou contra. Cruzeiro 2 x 0.

Aos 20 minutos quase mais um gol celeste. Wagner mandou uma bomba da intermediária e a bola passou muito perto do ângulo. Mas o Cruzeiro chegou ao terceiro gol após um lindo passe de Wagner, que tocou por cima da zaga alvinegra para Ramires, que por sua vez apareceu ligeiro e tocou alto, na saída de Juninho.

Os últimos cinco minutos foram emocionantes. Com oportunidades reais para as duas equipes. Aos 41, em contra-ataque puxado por Marcelo Moreno, Guilherme recebeu livre, mas toco em cima das pernas de Juninho que fechou o ângulo muito bem. No minuto seguinte, Wagner quase ampliou de falta. E no último minuto, o zagueiro Leandro Almeida apareceu na área celeste e tentou de meia-bicicleta, a bola passou muito perto da trave esquerda.

Na volta do intervalo, o técnico Geninho trocou Gérson e Thiago Feltri, por Renan e Agustín Viana, respectivamente. Desta forma, Márcio Araújo foi deslocado para a lateral direita. Logo aos seis minutos, Renan arriscou a primeira de fora da área, mas o goleiro Fábio encaixou.

Aos 20 minutos, o Atlético perdeu a maior chance de descontar. Danilinho fez boa jogada pela direita e tocou para Renan Oliveira. O jovem atacante ganhou de Thiago Heleno e, sozinho dentro da área, escolheu o canto, deu uma paradinha, e mandou na trave.

Outro jovem atacante, desta vez celeste, teve a mesma tranqüilidade. Mas com precisão. Guilherme recebeu um lindo passe de cabeça de Ramires, e tocou no cantinho de Juninho que pulou, mas não podia fazer nada. O quarto gol igualou o placar da primeira partida do Estadual do ano passado, quando a Raposa perdeu por 4 a 0.

Com a goleada consolidada, a torcida do Cruzeiro prestou sua homenagem, irônica, ao centenário do Atlético. A metade do Mineirão que ainda cantava, e muito, começou a cantar ;Parabéns para você;, em homenagem ao aniversário de 100 anos do Galo. Logo depois, os torcedores cantaram em uníssono: ;É campeão, é Campeão;...

Para completar a festa, aos 33 minutos, Guilherme puxou o contra-ataque e rolou para Leandro Domingues. O meia avançou, invadiu a área e tocou para Wagner, na saída de Juninho. O armador só teve o trabalho de escorar e marcar o quinto gol celeste.

O Atlético voltou a assustar aos 36 minutos. Renan invadiu a área e mandou uma bomba. Fábio fez excelente defesa. Depois disso, o Cruzeiro apenas tocou bola, para desespero dos jogadores atleticanos que, apenas na vontade, sem organização, tentavam diminuir o placar.

As duas equipes decidem o Estadual no próximo domingo. Antes, na quarta-feira, o Cruzeiro vai à Argentina, onde encara o Boca Juniors, pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores. Já o Atlético recebe o Náutico, também pelas oitavas, mas da Copa do Brasil. O Galo precisa vencer o Timbu pelo placar mínimo para garantir a classificação, já que perdeu por 3 x 2, na última quarta.

FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO X CRUZEIRO


Local:
Mineirão ; Belo Horizonte (MG)
Data: 27 de março de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Elisa Correia Barbosa e Emerson Augusto de Carvalho (ambos de SP)

CARTÕES: Xaves (Atlético); Thiago Heleno, Marquinhos Paraná e Ramires. (Cruzeiro)

GOLS: Marcelo Moreno, aos 12 minutos, Marcos (contra), aos 18 e Ramires, aos 38 minutos do primeiro tempo. Guilherme, aos 23 e Wagner, aos 33 do segundo tempo.


ATLÉTICO-MG:
Juninho; Gérson (Renan), Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri (Agustín Viana); Márcio Araújo, Xaves, Rafael Miranda, Danilinho; Marques e Renan Oliveira. Técnico: Geninho

CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Espinoza e Jadílson; Henrique, Charles (Fabrício), Ramires e Wagner; Marcelo Moreno (Leandro Domingues) e Guilherme. Técnico: Adílson Batista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação