O Itumbiara aproveitou o fato de jogar em casa e, neste domingo, venceu o Goiás na primeira partida das finais do Campeonato Goiano por 1 x 0. Agora a equipe do técnico PC Gusmão joga por um empate no próximo domingo para garantir o título estadual.
O primeiro tempo ofereceu poucas emoções aos torcedores que compareceram ao Estádio Juscelino Kubistchek. Os times chegaram com perigo apenas em chutes de longa distâncias e em jogadas de bolas paradas.
No segundo tempo, contudo, as equipes voltaram com mais vontade e o jogo ganhou em emoção. Aos 24 minutos, o veterano Basílio, que havia entrado no lugar de Fábio Oliveira, justificou sua fama de talismã.
Caíco cobrou falta na área e Basílio pegou de primeira, com a perna esquerda, marcando um golaço e colocando o Itumbiara na frente.
Seis minutos mais tarde, o mesmo Basílio levaria uma cotovelada do lateral Vítor, que foi expulso e deixou o Goiás com um a menos. Aproveitando-se da vantagem numérica, o Itumbiara pressionava o Goiás, chegando ao ataque, principalmente com Basílio.
No final do jogo, o Goiás ainda teve a chance de empatar, mas Alex Dias foi travado na hora do chute e o jogo ternminou mesmo com a vitória dos donos da casa.
Com o triunfo, o Itumbiara reverteu a desvantagem e agora joga por um empate no próximo domingo para conquistar o inédito título estadual.
Local: Estádio Juscelino Kubistcheck, em Itumbiara (GO)
Data: 27 de abril de 2008, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)
Assistentes: Marco Antonio Moreira e Jose de Cassio (ambos de GO)
Cartões amarelos: Ernando (Goiás); Luciano Totó e Landu (Itumbiara)
Cartão vermelho: Vítor (Goiás)
Gol: Itumbiara: Basílio, aos 24 minutos do segundo tempo.
ITUMBIARA: Sérgio; Claudemir, Anderson Santos, Henrique Santos e Wellington Saci; Luciano Totó (Walker), Leandro Carvalho, Osmar (Thyago Fernandes) e Caíco; Landú e Fábio Oliveira (Basílio).
Técnico: Paulo César Gusmão.
GOIÁS: Harlei; Vitor, Paulo Henrique, Ernando e Fabinho (Júlio César); Amaral, Ramalho, Evandro e Paulo Baier; Anderson Aquino (Alex Terra) e Schwenck (Alex Dias).
Técnico: Caio Júnior. <-- hotwords -->