Superesportes

Oscar Schmidt e Jadel Gregório são condecorados no Itamaraty

;

postado em 29/04/2008 14:07
Duas estrelas do esporte nacional estiveram na manhã desta terça-feira (29) no Palácio do Itamaraty para participar da Cerimônia de Imposição de Insígnias e Medalhas da Ordem do Rio Branco, um evento que faz parte das celebrações do Dia do Diplomata que, na verdade, é comemorado em 20 de abril, dia do nascimento do Barão do Rio Branco.

A lista de 135 pessoas homenageadas com as medalhas incluiu personalidades de diversos setores. Entre os esportistas várias estrelas como o ginasta Diego Hypólito, os velejadores Amyr Klink e Robert Scheidt, o ex-craque Romário e o nadador Gustavo Borges foram convidados mas nenhum deles pôde estar presente e com isso as medalhas lhes serão enviadas pelo Itamaraty. A nadadora Maria Lenk, falecida no ano passado, também recebeu uma homenagem póstuma.

Com isso, o esporte brasileiro esteve representado pelo cestinha Oscar Schmidt e pelo saltador Jadel Gregório, que se emocionaram por fazer parte dos condecorados. Os dois receberam suas comendas das mãos do embaixador Oto Maia e depois tiveram a oportunidade de cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ganhou dois presentes de Oscar: uma bola de basquete e uma camisa da Seleção Brasileira com o número 14, imortalizado pelo cestinha. A entrega dos presentes foi um dos momentos mais descontraídos e registrados do evento. "Ele adorou", comemorou Oscar. "E os fotógrafos também", ressaltou o ex-jogador, que também levou a mãe, Janira, e o pai, Oswaldo, para conhecer o presidente Lula.

"Foi uma emoção muito grande", disse dona Janira. "Ele me deu os parabéns pelo meu filho. Achei o presidente Lula uma pessoa muito simples. Foi um momento maravilhoso", completou. Já seu Oswaldo também não escondeu que se emocionou ao abraçar Lula. "Nunca tinha conhecido um presidente pessoalmente. Desejei a ele boa sorte em seu governo."

Jadel Gregório, recordista sul-americano no salto triplo (17m90) e ouro no Pan do Rio, uma das esperanças de medalha do país nas Olimpíadas de Pequim, que começam em 8 de agosto, ficou radiante com a homenagem. "Já ganhei várias medalhas mas nenhuma com esse formato. É uma das mais bonitas que eu tenho", garantiu. Antes da cerimônia, Jadel dizia que não sabia se teria a oportunidade de conhecer Lula pessoalmente. Mas ressaltava que só de estar ali, perto dele, já era uma honra. Depois que apertou a mão de Lula e ganhou um abraço, Jadel, acostumado a distribuir autógrafos, adotou o papel de fã. "Nem tenho palavra para descrever minha emoção de conhecer o presidente Lula. Agora vou ver se consigo tirar fotos com outras pessoas aqui", confessou.

A lista de personalidades presentes no Itamaraty e que foram homenageadas incluía atores como José Wilker, o astronauta Marcos Pontos e o cineasta Cau Hamburger, além de diversos políticos e militares de destaque. Entretanto, nomes famosos como o apresentador e empresário Sílvio Santos, os cantores Zeca Pagodinho e Carlinhos Brown e o ator Lázaro Ramos não vieram à Brasília para receber suas medalhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação