postado em 29/04/2008 20:40
O Fluminense visita o Atlético Nacional nesta quarta-feira, às 22horas (de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, pelo confronto de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores. O Tricolor carioca fez 13 pontos e a melhor campanha da primeira fase na classificação geral e, por isso, terá a vantagem de decidir a vaga no Maracanã, na próxima semana. Os colombianos terminaram o Grupo 7 na segunda colocação, com oito pontos, três a menos que o São Paulo.
As duas equipes já se enfrentaram por duas vezes na história, mas nenhuma pela Taça Libertadores. O primeiro duelo foi em 1953, pela Copa Continental e o Tricolor ganhou por 3 x 0, com gols marcados por Telê, Simões e Quincas. Três anos depois, em um amistoso, empate por 1 x 1, com Dejayr fazendo o gol brasileiro. Os dois encontros aconteceram no Estádio Atanasio Girardot.
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, acredita que a partida desta quarta-feira será muito equilibrada, pois entende que os colombianos partirão com tudo em busca de um resultado positivo. Para ele isso deixará a partida aberta, já que sua equipe tem características ofensivas.
;O Fluminense sempre joga de forma vertical, em busca do gol. Do mesmo jeito o Nacional fará atuando diante de seus torcedores e tendo que levar alguma vantagem para o Maracanã. Porém seremos ofensivos com responsabilidade, já que é um jogo de 180 minutos e com o segundo tempo acontecendo na nossa casa;, disse Renato. Os jogadores foram advertidos sobre a catimba do adversário.
;Perdemos um jogo contra o Arsenal, na Argentina, em que fomos derrotados muito mais pela catimba do nosso adversário do que pelos méritos deles. Contra o Nacional precisamos ter mais atenção, pois o time deles finge que não sabe jogar a Libertadores, entrando em campo como se não tivesse nada a perder;, analisou o zagueiro Luiz Alberto.
Para este jogo, Renato Gaúcho confirmou que o meia Cícero será mantido improvisado no ataque. Isso porque Dodô, que segue se recuperando de uma cirurgia na face, se mostrou ainda receoso em algumas divididas nos treinos e ficará como opção no banco de reservas.
O Atlético Nacional entrará em campo embalado pela vitória de 3 x 2 sobre o rival América, no fim de semana, que manteve vivo o sonho de classificação para a fase decisiva do Campeonato Colombiano. O time ocupa a décima colocação com 19 pontos. O técnico Oscar Héctor Quintabani anunciou que mandará a campo a mesma formação que venceu no fim de semana e alertou sobre os perigos do Fluminense.
;Nenhum time faz a melhor campanha na classificação geral se não tem qualidades e se não pensa em ser campeão. O Fluminense conta com todo o nosso respeito, possui jogadores muito habilidosos e que tocam bem a bola, o que dificultará a nossa marcação. Mas estamos conscientes de que poderemos fazer um grande resultado em casa, o que nos ajudaria muito em termos de classificação;, disse o treinador.
FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO NACIONAL-COL X FLUMINENSE-BRA
Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia)
Data: 30 de abril de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Martín Vázquez (Uruguai)
Assistentes: Wálter Rial (Uruguai) e Mauricio Espinoza (Uruguai)
ATLÉTICO NACIONAL: Ospina; Zúñiga, Humberto Mendoza, Moreno e Toro; Martínez, Amaya, Córdoba e Arrúe; León Darío Muñoz e Carlos Villagra. Técnico: Oscar Héctor Quintabani
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington. Técnico: Renato Gaúcho