Superesportes

Flamengo goleia no México e tem vantagem para segundo jogo

;

postado em 30/04/2008 21:31

Sem fazer muito esforço o Flamengo conseguiu largar na frente nas oitavas-de-final da Taça Libertadores. Jogando no Estádio Azteca, na Cidade do México, o time brasileiro derrotou o América por 4 x 2 na noite desta quarta-feira com gols de Marcinho (2), Diego Tardelli e Leonardo Moura. Cervantes e Esqueda descontaram para os mexicanos.

Com o resultado os flamenguistas podem empatar na volta ou até mesmo perder por dois gols de diferença, desde que seja 2 x 0 ou 3 x 1, pois os gols marcados na casa do adversário valem como critério de desempate. Se devolver os 4 x 2 no Maracanã, na próxima semana, o América forçará a disputa de pênaltis.

De olho na decisão do Campeonato Carioca contra o Botafogo, no domingo, o técnico Joel Santana começou o jogo poupando o lateral-direito Leonardo Moura e o meia Toró. Os desfalques porém não foram sentidos pelo Flamengo no início da partida. Com o objetivo de cadenciar o ritmo o time brasileiro começou tocando a bola diante de um América visivelmente desestruturado taticamente e que explicava em campo o porquê de ser o último colocado no Campeonato Mexicano.

Mesmo sem se impor totalmente em campo o Flamengo chegava com mais facilidade ao gol adversário, porém assustando apenas em jogadas de bola parada. Aos dois minutos Ibson cobrou escanteio e Marcinho cabeceou sobre o gol. Aos 20, em novo escanteio de Ibson, Souza ajeitou e Kléberson chutou para fora, mesmo estando na entrada da área.

A falta de poder de penetração do América era tanto que o time deu seu primeiro chute aos 22 minutos, quando Villa exigiu boa defesa de Bruno. O goleiro do Flamengo voltaria a participar do duelo aos 37, dessa vez defendendo com mais facilidade um tiro de Mosqueda.

Melhor em campo o Flamengo abriu o placar aos 43 minutos. Bruno mandou a bola para frente, Marcinho ganhou a dividida com Castro, se livrou de Rojas e chutou para vencer o goleiro Ochoa. Mas a alegria durou pouco pois dois minutos depois o América empatou. Mosqueda fez boa jogada individual pela esquerda e cruzou, Cervantes cabeceou e deslocou o goleiro flamenguista.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com Leonardo Moura e Obina nas vagas de Juan e Souza, respectivamente, dando seqüência a estratégia de poupar titulares. O confronto ficou franco. Aos dois minutos Cabañas chutou para fora, assustando Bruno. A resposta veio dois minutos depois, quando Ibson recebeu na área, arriscou com violência e Ochoa fez grande defesa.

Sem poder de penetração o América abusava dos chutes de fora da área, como aos dez minutos, quando Cabañas chutou e a bola passou rente à trave esquerda de Bruno. Porém no minuto seguinte foi o Flamengo que quase marcou. Luizinho cruzou da esquerda, Obina chutou de primeira e Ochoa salvou com os pés.

Aos 13 minutos Villa cobrou escanteio, Bruno saiu mal do gol, Higuain cabeceou e Leonardo Moura salvou em cima da linha. A resposta do Flamengo veio quatro minutos depois. Leonardo Moura fez grande jogada individual, se livrando de toda a defesa, mas acertando a trave de Ochoa.

Com o jogo aberto o Flamengo voltou a ficar em vantagem aos 24 minutos. Obina acionou Marcinho, que chutou cruzado para vencer o goleiro mexicano. Mas novamente o América empatou dois minutos depois. Cabañas cruzou da esquerda e Esqueda, livre de marcação, escorou para o fundo da rede.

O lance animou o América que aos 31 minutos chegou a marcar um gol, com Cabañas completando cruzamento de Villa. Mas o árbitro chileno Carlos Chandía corretamente anulou o lance, marcando impedimento do atacante mexicano. Aos 42 minutos Cabañas cruzou e Higuain chutou para o goleiro defender.

Mas a vitória seria flamenguista e ela saiu aos 42 minutos. Obina chutou na trave, Leonardo Moura pegou o rebote e rolou para o complemento certeiro de Diego Tardelli. Já nos acréscimos o Flamengo fechou o marcador, quando Leonardo Moura recebeu na área e encobriu o goleiro com um belo toque.

FICHA TÉCNICA - AMÉRICA-MEX 2 X 4 FLAMENGO-BRA


Local
: Estádio Azteca, na Cidade do México (México)
Data: 30 de abril de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 19h45min(de Brasília)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Assistentes: Lorenzo Acuña (Chile) e Patrício Basualto (Chile)

Cartões amarelos: Villa e Esqueda (América) e Jaílton, Fábio Luciano e Bruno (Flamengo)

Gols: AMÉRICA: Cervantes aos 45 minutos do 1; Tempo e Esqueda aos 26 minutos do 2; Tempo
FLAMENGO: Marcinho aos 43 minutos do 1; Tempo e Marcinho aos 24, Obina aos 42 e Leonardo Moura aos 47 minutos do 2; Tempo


AMÉRICA
: Guillermo Ochoa, José Antonio Castro, Sebastián Domínguez, Óscar Rojas e Diego Cervantes; Ismael Rodríguez, Juan Carlos Silva (Richard Núñez), Germán Villa e Juan Carlos Mosqueda (Federico Higuain); Enrique Esqueda e Salvador Cabanas. Técnico: Rubén Omar Romano


FLAMENGO
: Bruno, Luizinho, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan (Leonardo Moura); Jaílton, Cristian (Diego Tardelli), Kleberson e Ibson; Marcinho e Souza (Obina). Técnico: Joel Santana

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação