postado em 01/05/2008 15:47
A torcida espanhola que lota as dependências do Torneio de Barcelona não se decepcionou no início desta quinta-feira. Entre as partidas já realizadas até aqui, os destaques são as vitórias dos representantes locais David Ferrer e Tommy Robredo. Após terem passado pelas oitavas-de-final, os dois tenistas marcaram encontro para a próxima rodada.
Cabeça-de-chave número quatro, David Ferrer teve muito trabalho e atuou por 2h31 até eliminar o equatoriano Nicolás Lapenti por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3. Desse modo, o espanhol volta à realidade após ter protagonizado um verdadeiro passeio em sua estréia na Catalunha, quando atropelou o compatriota Gabriel Trujillo-Soler por duplo 6/1.
Garantida a classificação, o quinto melhor tenista do mundo protagoniza confronto local com Tommy Robredo, 17º colocado do ranking de entradas, que não foi ameaçado pela má fase do argentino Guillermo Cañas, vencendo por sets diretos: 6/1 e 7/5.
Sexto pré-classificado, Robredo leva desvantagem no histórico do encontro que será repetido nesta sexta-feira, na disputa por uma vaga nas semifinais. Das três partidas já realizadas, Ferrer venceu duas, incluindo o triunfo na semifinal do Torneio de Valência, no último mês de abril.
Já Cañas confirma a fase irregular que o fez cair para o 31º posto da ATP. Nesta temporada, o melhor resultado do ex-top dez foi uma semifinal no Torneio de Las Vegas, em março. Em seguida, não passou das oitavas-de-final nos Masters Series de Indian Wells e de Miami.
Chela no caminho de Nadal
Com dois argentinos eliminados, restou a Juan Ignácio Chela a tarefa de salvar a honra dos tenistas hermanos. E, apesar das dificuldades encontradas, ele cumpriu bem a missão e aplicou 2 sets a 1 sobre o letão Ernests Gulbis, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3.
Atualmente na 37ª posição do ranking de entradas, o argentino chega às quartas-de-final e dá mostras de que pode reverter a má fase ; venceu apenas seis dos 14 jogos que disputou em 2008. Para tentar se garantir nas semis, porém, Chela terá muito trabalho, já que ele está em rota colisão com o espanhol Rafael Nadal.
A partida entre os dois tenistas irá acontecer se o tricampeão de Barcelona confirmar o favoritismo e bater o compatriota Feliciano López, ainda nesta quinta-feira.