postado em 02/05/2008 17:29
O Brasil garantiu mais quatro vagas (oito atletas) nos Jogos Olímpicos de Pequim e atingiu a marca de 213 vagas para a competição, em agosto.
As últimas classificações foram obtidas no vôlei de praia no qual o país terá duas duplas em cada torneio (feminino e masculino), de acordo com confirmação feita pela Confederação Brasileira de Vôlei.
A qualificação para as Olimpíadas no vôlei de praia é destinada às duplas que terminarem entre as 23 melhores do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) até o dia 21 de julho. No ranking masculino, o Brasil tem atualmente quatro duplas entre as cinco primeiras colocadas. Já no feminino, o Brasil está com cinco duplas entre as dez primeiras do ranking mundial.
Emanuel e Ricardo lideram a lista masculina com 5.240 pontos, seguidos por Márcio Araújo/Fábio Luiz com 4.740. Harley/Pedro (4.320) e Franco/Cunha (4.120) dividem a terceira colocação do ranking.
No feminino, Juliana/Larissa está em segundo (5.240) com Talita/Renata (4.080) em quinto, Leila/Ana Paula (3.060) em nono e Adriana Behar/Shelda (2.940) e Maria Clara/Carol (2.680) em décimo.
O vôlei de praia é a 26ª modalidade que terá representação brasileira em Pequim. O país também possui vaga em atletismo, boxe, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (masculino e feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo saltos, judô, levantamento de peso, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei (masculino e feminino).