postado em 02/05/2008 17:40
A festa espanhola nas semifinais do Torneio de Barcelona estava preparada, não fosse o bom momento de Stanislas Wawrinka. Na abertura da rodada desta sexta-feira, o suíço superou batalha contra Albert Montañes e deu fim às chances de haver quatro representantes da casa entre os melhores tenistas do evento.
No outro jogo de quartas-de-final já encerrado, David Ferrer confirmou o favoritismo e bateu o compatriota Tommy Robredo.
A possibilidade de ser concretizado um póquer espanhol era bastante esperada tanto pelos organizadores do torneio quanto pela torcida local, já que, além do jogo de Montañes e do confronto entre locais, as outras duas partidas de quartas-de-final apontam favoritismo para Rafael Nadal (que encara ainda nesta sexta o argentino Juan Ignacio Chela) e Nicolás Almagro (cujo rival é o alemão Denis Gremelmayr).
Entretanto, Wawrinka garantiu um estrangeiro nas semis já no primeiro jogo do dia, vencendo a zebra espanhola por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (6-8) e 6/4. Atualmente na 27ª posição da ATP, o suíço já garante 125 pontos no ranking de entradas e, com isso, terá o melhor posicionamento de sua carreira na lista a ser divulgada na próxima segunda-feira.
Após permanecer em quadra por 2h48 para eliminar Montañes, que também melhorará o atual 87º posto na lista, Wawrinka confirma a boa fase, já que vinha de eliminar o cabeça-de-chave número três David Nalbandian, e agora quer estragar novamente o sonho da torcida contra o segundo favorito David Ferrer.
Em confronto de espanhóis, o número cinco do mundo também teve trabalho, apesar de ter eliminado Tommy Robredo em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4. Envolvendo dois tenistas especializados em piso lento, o jogo se alongou bastante nas trocas de bola do fundo da quadra, com Ferrer levando a melhor nos momentos decisivos.
A partida de semifinal contra Wawrinka servirá para desempatar o confronto direto entre os tenistas. No total, foram quatro jogos disputados, e Ferrer tem a seu favor uma pequena vantagem jogando em quadras de saibro ; venceu duas de três partidas. O outro duelo envolvendo os dois foi disputado no carpete de Zagreb, em 2006, com o suíço levando a melhor.