postado em 03/05/2008 11:17
O carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley esquentaram ainda mais a briga pela vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Neste sábado, nas areias de Jishan, em Xangai, a dupla conquistou o bicampeonato da etapa chinesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia ao vencer a dupla local Peggen Wu e Linyin Xu por 2 sets a 0, duplo 21/16, em 44 minutos de partida. A medalha de bronze ficou com Franco e Pedro Cunha, que derrotaram Márcio e Fábio Luiz na decisão de terceiro lugar por 2 sets a 0 (23/21 e 21/15), em 49 minutos.
Com o título em Xangai, Pedro e Harley diminuem ainda mais a diferença no ranking de classificação olímpica em relação a Márcio/Fábio Luiz, que hoje ocupa o segundo lugar e seria dona da segunda vaga brasileira nos Jogos Olímpicos. Eles somam 4.740 pontos, contra 4.400 de Pedro/Harley e 4.200 de Franco/Pedro Cunha. Ricardo e Emanuel, nonos colocados em Xangai, lideram a corrida brasileira com 5.240 pontos.
;Iniciamos esta temporada jogando o nosso melhor. Ainda temos uma desvantagem considerável em relação a Márcio/Fábio Luiz, mas não desistiremos, até porque temos plena consciência de que teremos etapas suficientes para alcançá-los;, aposta Pedro Solberg.
O título deste sábado foi comemorado no mesmo local onde Pedro e Harley haviam vencido no ano passado. É a segunda conquista da dupla na temporada do Circuito Mundial. Os brasileiros venceram também a etapa de estréia, na Austrália. Na temporada 2007, ano de formação da equipe, eles foram campeões na China, na Rússia e na Finlândia em 2007.
A vitória dos campeões sobre a dupla chinesa foi a quarta no Circuito Mundial. As parcerias haviam se encontrado uma vez nesta temporada, justamente na decisão da etapa australiana.
;Os chineses estão melhorando muito rápido e ganharam confiança com isso. Eles são uma dupla muito difícil de jogar contra. Nos duelos contra eles, erramos muito pouco. Isso faz a diferença. Cometemos pouquíssimos erros nesta etapa e por isso vencemos duplas tão fortes;, conta Harley, eleito o melhor jogador da etapa chinesa.
A terceira etapa do Circuito Mundial 2008 começa na próxima terça-feira, em Praga, na República Tcheca. Três parcerias do Brasil estão garantidas no torneio principal, que começará na quinta-feira: Ricardo/Emanuel, Márcio/Fábio Luiz e Harley/Pedro Solberg. Quatro duplas disputarão o country-cota, na terça-feira, e apenas uma delas avançará ao qualifying no dia seguintes. As parcerias inscritas no country-cota são: Franco/Pedro Cunha, Luizão/Benjamin, Alison/Bernardo e Billy/Bruno Schmidt.