postado em 04/05/2008 16:28
O Barcelona pode até não ter mais chances de conquistar o título do Campeonato Espanhol, mas mostrou neste domingo que não esqueceu como se joga futebol. Atuando em casa, o time de Frank Rijkaard enfrentou o Valencia, vencendo por nada menos do que 6 a 0 o ainda ameaçado elenco de Salvador ;Voro; González.
O jogo mal tinha começado quando, aos quatro minutos, Aléxis derrubou o rápido avanço de Lionel Messi. O próprio argentino cobrou, deslocando Timo Hildebrand. O goleiro alemão teve a chance de se redimir aos oito, mas não conseguiu segurar o chute de Xavi após jogada de Samuel Eto;o, Messi e Thierry Henry.
Foi do francês ainda o terceiro gol dos catalães, após receber passe de Eto;o na linha de fundo aos 14 minutos. Aliás, foi de Henry também o quarto gol barcelonista, já no segundo tempo. Aos 13, o ex-atacante de Arsenal apenas escorou cruzamento na grande área para marcar 4 a 0.
Quem também brilhou após o intervalo foi Bojan Krkic, que marcou dois para fechar a goleada. O primeiro, aos 27 minutos, após excelente passe de Deco; o segundo, aos 34, após jogada de Eidur Gudjohnsen e Messi, que terminou com passe do islandês para que o jovem sérvio apenas concluísse, desmarcado.
Sem Ronaldinho, o Barça ainda teve pelo menos seis chances claras de ampliar o marcador ; cinco delas no primeiro tempo. No final da partida, o acanhado Valencia ainda teve um gol marcado por Miguel Angulo, mas a arbitragem assinalou condição irregular do atacante e anulou.
A goleada praticamente garantiu o Barcelona na terceira colocação com 64 pontos, e ainda assegurou o clube na Copa dos Campeões da Europa da próxima temporada ; o Atlético de Madrid é quarto com 58, enquanto o Racing Santander é quinto com 56. O Valencia é 13º com 42, mas pode perder uma posição caso o Osasuna vença o Real Madrid no último jogo da 35ª rodada.
Na próxima rodada, no Mestalla, o Valencia tenta sua reabilitação e sua sobrevivência na primeira divisão contra o igualmente ameaçado Zaragoza, 16º com 41 pontos. O Barcelona, por sua vez, vai ao Santiago Bernabéu enfrentar o Real Madrid, em clássico que deve apenas servir de comemoração para os madridistas.