postado em 04/05/2008 20:15
A última rodada do quadrangular final do Campeonato Baiano garantiu todos os quatro times na disputa ainda com chances de conquistar o título. Porém, na hora da decisão, as potências do estado fizeram valer seu favoritismo e ficaram com as duas primeiras posições. Melhor para o Vitória, que se sagrou campeão e deixou o Bahia com o vice.
Em seu compromisso, o Leão da Barra dependia de uma vitória sobre o Itabuna e de uma derrota do Vitória da Conquista para o rival Bahia. Os comandados de Vagner Mancini fizeram sua parte com uma goleada por 5 a 1, e ainda contaram com uma ;ajudinha; tricolor ; o Conquista foi batido por outra goleada, 5 a 0.
No Barradão, o Vitória sufocou o Itabuna durante todo o primeiro tempo, e acabou conseguindo balançar as redes antes do intervalo. Aos 32 minutos, o veterano Ramon Menezes recebe na área e bate. A bola rebate na zaga e sobra nos pés de Rodrigão, que conclui forte para marcar seu sétimo gol no Estadual.
O Leão da Barra, no entanto, resolveu a partida apenas após o intervalo. Na primeira jogada de ataque do segundo tempo, o próprio Rodrigão recebe passe de Ricardinho e bate cruzado, sem chances para o goleiro Vandré. Mais tarde, aos 49, Marquinhos rouba do zagueiro Edson, entra na área, dribla Vandré e faz o 3 a 0.
Marquinhos também faz seu segundo aos 12 minutos, após passe de Ramon. Já com sua vitória assegurada, Anderson Martins derruba Diogo na entrada da área e arruma uma penalidade para os visitantes, que convertem com Lei e diminuem. 4 a 1 para o Vitória, que conquistava o título.
A torcida já fazia a festa no Barradão quando o Rubro-negro fez o quinto gol. Aos 39 minutos, Bida recebe na área e arremata para o gol. Festa nas arquibancadas, já que, a essa altura, a vitória do Bahia sobre o Vitória da Conquista dava o título do Campeonato Baiano ao Vitória.
O Bahia fez 1 a 0 com um gol ainda no primeiro tempo, com 40 minutos. Em cobrança de escanteio fechada de Elias, Pantico se antecipou à zaga do Itabuna e desviou para o gol. O lateral Ávine ainda teve chances de ampliar aos 45, mas mandou por cima cara a cara com o goleiro Rodrigues.
Assim como fez o Vitória, porém, o Bahia reservou boa parte de seus gols para os 45 minutos finais. Aos nove, o mesmo Pantico deixa mais um em chute rasteiro, após receber passe na área. Aliás, ele mesmo também faz o terceiro aos 17, em jogada semelhante ao do 2 a 0.
Com 29 minutos e o placar já garantido, o Bahia não desanimou. Cristiano pegou a sobra e marcou o quarto. Aos 44, Charles ainda recebe cruzamento e cabeceia para o chão, sem chances de defesa para Rodrigues. 5 a 0 e fim de jogo.
Curiosamente, o Bahia ficou a um gol da conquista do título. Vitória e Bahia terminaram empatados com dez pontos e três gols de saldo, mas com vantagem rubro-negra no número de gols marcados: 16 a 11. O Conquista foi terceiro com oito pontos, enquanto o Itabuna ficou em quarto, com seis.