Perder uma final para o principal rival deixa qualquer equipe cabisbaixa. Para esquecer os tropeços nos Estaduais é que Atlético-MG e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira (8), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pelo confronto de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil.
No domingo, o Glorioso viu o título carioca escapar com a virada de 3 a 1 do Flamengo. Goleado por 5 a 0 no primeiro jogo da final mineira, o Galo voltou a cair, por 1 a 0 diante do Cruzeiro no fim de semana. Dessa maneira a Copa do Brasil virou prioridade. O jogo de volta será na próxima semana, no Rio de Janeiro (RJ).
O encontro desta quinta-feira é cercado de muita rivalidade. Os dois times se encontraram na mesma fase na edição passada, com os botafoguenses ficando com a vaga após vitória por 2 a 1, no Maracanã. A partida de ida tinha terminado empatada sem gols no Mineirão. O problema é que o árbitro Carlos Eugênio Simon deixou de marcar um pênalti claro a favor dos atleticanos já nos acréscimos do segundo duelo.
O Atlético tentará colocar fim ao tabu de quase sete anos sem vitória sobre o Botafogo. O último triunfo atleticano sobre a equipe carioca foi em 3 de outubro de 2001, pelo Campeonato Brasileiro, quando o Galo goleou por 4 a 0, no Estádio Independência, com gols de Marques (3) e Ramon. Desde então, foram nove jogos, quatro empates e cinco derrotas.
O Atlético está em desvantagem nas estatísticas do confronto. Em 74 partidas, foram 22 vitórias atleticanas, 19 empates e 33 triunfos botafoguenses, com 122 gols a favor do Galo e 142 contra. Por outro lado, foi com vitória sobre o Botafogo, no Maracanã, que o Galo conquistou o título do primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971.
Botafogo
Cuca, técnico do Botafogo, acredita que jogar contra o Atlético quatro dias depois da derrota na final do Campeonato Carioca terá um efeito positivo para os seus jogadores. O treinador á partidário da tese de que apenas uma nova partida faz um time esquecer o jogo anterior.
;O jogo contra o Atlético Mineiro pode ser uma excelente oportunidade para que este grupo consiga esquecer o que aconteceu na decisão do Campeonato Carioca. Temos de pensar que a Copa do Brasil é a possibilidade mais próxima de título nesta temporada e focar nela;, explicou Cuca.
Os jogadores do Botafogo também acreditam que o ideal neste momento é o grupo se focar na disputa da Copa do Brasil. Capitão do time, o meia Lucio Flavio aposta que a confiança vai voltar no caso de um triunfo em Minas Gerais.
;Se o Botafogo derrotar o Atlético Mineiro ficará muito perto da classificação para a etapa seguinte, que é a semifinal da competição. Por isso temos que estar todos focados na Copa do Brasil. Se ganharmos esse título, boa parte dos objetivos da temporada terá sido alcançada e as críticas diminuirão;, explicou Lucio Flavio.
Para esta partida o Botafogo segue sem contar com o goleiro Castillo e com o lateral-esquerdo Triguinho, vetados porque se recuperam de lesões musculares. Renan será mantido no gol e Leandro Guerreiro no meio-de-campo, com Zé Carlos sendo usado na ala esquerda.
O zagueiro André Luis foi barrado para a entrada de Bruno Costa, que estréia depois de ser contratado junto ao Boavista-RJ. Com uma entorse no tornozelo esquerdo, o atacante Wellington Paulista abre vaga para Fábio.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO: Renan; Renato Silva, Bruno Costa e Leandro Guerreiro; Alessandro, Diguinho, Túlio, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Fábio
Técnico: Cuca.
ATLÉTICO-MG: Juninho; Coelho, Vinícius, Marcos e Renan; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Petkovic e Almir; Danilinho e Marques
Técnico: Geninho.