Superesportes

Lenda do automobilismo, Emerson Fittipaldi está de volta às pistas

;

postado em 08/05/2008 18:30
Ele está de volta. Quase dois anos depois de competir pela última vez, em 13 agosto de 2006 na etapa de Silverstone (Inglaterra) da extinta GP Masters, Emerson Fittipaldi, de 61 anos, vai competir novamente. Neste final de semana, ele participará da etapa de São Paulo da GT3 Brasil Championship, disputa entre carros de turismo envolvendo grandes máquinas, como Ferraris, Porshes, Lamborghinis e Fords GT. O bicampeão mundial vai dividir o seu Porsche 997 GT3 S com ninguém menos que seu irmão, Wilsinho, 64, reeditando a dupla que investiu no sonho do Copersucar, a equipe brasileira que competiu na Fórmula 1 entre 1975 e 1982. ;Há uns três meses o Wilson, sempre com ;boas; idéias me ligou e falou para a gente correr de GT3. E eu pensei: ;Por que não?;;, comentou o piloto. Os irmãos Fittipaldi não correm juntos desde 1988, quando disputaram uma etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo com um Fiat. ;Vai ser muita emoção correr com o Wilson de novo. Minha mãe, que também correu em Interlagos na década de 50, deve estar lá em cima olhando muito feliz de os dois irmãos estarem correndo juntos de novo;, admite Emmo, que, assim como seu irmão, não conteve as lágrimas em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira em São Paulo. ;É um momento muito especial, ainda mais para mim, que estou completando 50 anos no automobilismo. Me sinto e estou muito bem e espero que eu ainda seja competitivo;, declarou Wilsinho. Frequentador de Interlagos desde os cinco anos de idade, Emerson, no entanto, terá que se adaptar ao circuito novamente. Isto porque ele jamais andou no novo traçado da pista paulistana, modificado em 1989 com sugestões de Ayton Senna para voltar a receber a Fórmula 1 no ano seguinte. ;A última vez que eu corri em Interlagos foi no GP Brasil de Fórmula 1 de 1980, mas é uma pista que tem tudo a ver com a minha história;, lembrou Fittipaldi, que correndo com um Skol Fittipaldi (evolução do Copesucar) terminou a prova na 15ª posição em sua última apresentação em São Paulo. ;Toda a parte do S até ali em cima é como antigamente, mas a saída do miolo é um pouco diferente. Acho que o mais difícil vai ser freada no S, pegar os limites dela. Será um desafio aprender rapidamente este traçado;, afirmou o piloto. Por este motivo, aliado ao fato de ter testado seu Porsche pela primeira vez somente nesta quinta-feira, Emerson tem uma visão pessimista do seu desempenho neste final de semana. ;Estou parado há muito tempo. Até brinquei com um amigo que eu vou precisar treinar do meio-dia de quinta até a meia-noite de sexta para pegar o ritmo novamente. Eu pilotei um carro esporte poucas vezes na minha carreira. Espero que o Porshe me ajude, porque eu não vou poder ajudá-lo. Trata-se de um carro pesado, com muitos cavalos e pneus grandes. Vai ser difícil eu pegar o ritmo até domingo;, admite. Apesar do discurso, Emerson não fez feio em suas primeiras voltas na pista, fechando as voltas com uma média de 1min43s, próximo ao que os pilotos da categoria costumam marcar. ;A pista estava suja, mas isso é desculpa de quem é ruim. Vou usá-la sempre;, comentou o sorridente veterano, ao descer do carro - ele também elogiou o asfalto da pista, que foi totalmente recapeada em 2007. Wilson, que havia testado o modelo 2007 da Porshe no mês de abril em Curitiba, está um pouco mais animado com o possível desempenho da parceria. ;O que eu andei no Paraná foi pouco para ver o carro, mas deu para sentir que ele é rápido. Só espero que os jovens da categoria respeitem os idosos;, brincou o piloto. De acordo com as regras da GT3 Brasil Championship, cada rodada da categoria é composta por duas corridas, sendo que cada membro da dupla corre em uma prova. Os Fittipaldi, porém, ainda não decidiram quem entrará no carro neste sábado. ;Ainda não conversamos sobre isso. Vamos fazer um sorteio, uma escolha, não sei...;, despistou Wilson. Emerson, porém, mandou um recado ao irmão. ;Eu quero largar com os veteranos, ele que fique com os jovens;, afirmou, aos risos. ;Como você nunca correu no traçado novo, vou te dar umas três voltas de lambuja;, devolveu Wilsinho, posteriormente. Esbanjando bom humor, Emerson se mostrou empolgado com o novo desafio de sua vida. ;A GT3 é uma categoria que dá uma opção nova para quem gosta de automobilismo. São super máquinas pilotadas por gente de muito talento, como o Nelson Piquet e o Ingo Hoffmann. O Walter Salles já havia me convidado um tempo atrás para dividir o Ford GT com ele, mas não pude aceitar. Este é um renascer muito forte do automobilismo brasileiro;, finalizou Emerson. Apesar dos compromissos com a A1GP, no qual é o chefe da equipe brasileira, o bicampeão mundial pretende correr de GT3 pelo menos em três finais de semana - quando ele se ausentar, a expectativa é que Wilsinho corra ao lado de seu filho Christian, que ainda precisa de autorização da Honda, empresa da qual é piloto oficial, para confirmar presença na categoria. Desde 1996, quando sofreu um sério acidente do GP de Michigan da Fórmula Indy, Emerson não compete regularmente. Ele chegou a ensair uma volta a partir de novembro de 2005 na África do Sul, quando competiu com Nigel Mansell na GP Masters, disputa que pretendia reunir pilotos com mais de 45 anos. Depois de chegar colado ao inglês em Kyalami, ele ainda correu outras duas provas em 2006 (Catar e Inglaterra), mas a categoria acabou falindo sem terminar a temporada. A temporada 2008 da GT3 Brasil Championship começou no dia 19 de abril, em Curitiba, e terá mais sete rodadas duplas até o dia 30 de novembro, quando faz a última prova do ano, em São Paulo. Tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet está esperando seu Ford GT chegar do exterior e deve correr a partir da etapa de Brasília, em junho. Atualmente, a liderança é da dupla Ricardo Rosset/Walter Salles, com 18 pontos. Quem for neste fim de semana ao autódromo de Interlagos, em São Paulo, poderá assistir às duas provas de estréia dos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi na categoria dos supercarros em troca de um quilo de alimento. A rodada dupla contará com uma prova no sábado e outra no domingo, com largadas às 14 horas e às 11 horas (de Brasília). Também serão disputadas provas da Copa Renault Clio e do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. A troca do alimento por ingressos poderá ser feita na sexta-feira e no sábado, das 7h30 às 17 horas, e no domingo, das 7h30 às 15 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação