postado em 11/05/2008 18:09
Mesmo jogando com o time reserva, o Internacional abriu o Campeonato Brasileiro com vitória, quebrando um jejum de dez anos sem vencer na estréia da competição. Atuando no Beira-Rio, na tarde deste domingo, o Colorado bateu o Vasco por 1 a 0, graças a um gol do zagueiro Sidney ainda no início da partida. Desta maneira, os gaúchos já somam os três primeiros pontos no Brasileiro, enquanto os cruzmaltinos seguem com zero.
No próximo sábado, o Vasco volta a campo pelo Brasileiro, recebendo a Portuguesa em São Januário. Já o Inter visita o Palmeiras um dia depois. As duas equipes ainda entram em campo na quarta-feira para tentar vaga as semifinais da Copa do Brasil. Os cruzmaltinos jogam com o Corinthians-AL em Maceió, enquanto o Colorado enfrenta o Sport em Recife.
Preocupado com alguns erros cometidos pela defesa do Vasco na última partida, o técnico Antônio Lopes resolveu mexer no setor e iniciou o jogo com Rodrigo Antônio no lugar de Vílson. Mas com dois minutos, a equipe carioca voltou a mostrar deficiências. Após cobrança de escanteio, Sidney subiu para cabecear e marcar o primeiro gol do Internacional.
Em outra falha da defesa vascaína, aos nove minutos, Andrezinho teve a chance de ampliar para o Colorado, mas acabou cabeceando rente à trave de Tiago. A movimentação dos atacantes do time gaúcho causavam confusão na defesa do Vasco, onde principalmente Jorge Luiz encontrava muita dificuldade para deter os adversários. Aos 22 minutos, mais uma oportunidade desperdiçada pelo Inter. Ji-Paraná recebeu livre na área, mas furou na hora de chutar e a bola acabou saindo fraca. No lance, o goleiro Tiago ainda se atrapalhou na hora de fazer a defesa, mas Jonílson apareceu para salvar o Vasco.
O time carioca mostrava sentir falta de Edmundo em campo, pois o seu substituto Alan Kardec era figura nula na partida. Bem marcado, o meia Morais também não conseguia dar criatividade ao Vasco. O único chute da equipe cruzmaltina na etapa inicial aconteceu aos 47 minutos, mas a finalização do zagueiro Eduardo parou na defesa de Renan.
Os dois times voltaram com modificação para o segundo tempo. O Inter, com Ricardo Lopes no lugar de Andrezinho, enquanto o Vasco trocou Mádson por Pablo. Aos oito minutos, o time carioca quase empatou, mas a finalização de Leandro Amaral - após cruzamento de Morais - foi bem travado por Sorondo. Os vascaínos voltaram a assustar aos 18, mas a cabeçada de Jorge Luiz saiu perto da trave esquerda de Renan.
A melhor chance, no entanto, surgiu para o Inter aos 29 minutos. Adriano foi lançado e invadiu a área, mas demorou a chutar e permitiu que Eduardo travasse seu chute, facilitando a defesa do goleiro Tiago.
Nos minutos finais, o time carioca ainda reclamou da arbitragem quando Alex Teixeira driblou Ricardo Lopes e caiu na área, mas o árbitro Sálvio Spínola mandou o jogo seguir. Aos 42, Renan defendeu uma cabeçada de Leandro Amaral e conseguiu garantir a vitória dos reservas gaúchos