Filho de um dos maiores narcotraficantes do mundo, o colombiano Fernando Rodríguez anunciou que publicará em breve um livro contendo provas de que a máfia forneceu o dinheiro para subornar a seleção do Peru, que levou uma goleada suspeita de 6 a 0 para a Argentina na Copa de 1978, que acabou vencida pelo hermanos.
Rodríguez é filho de Gilberto Rodríguez Orejuela, chefe do cartel de Cali, na época considerado a maior organização de narcotráfico do mundo. Segundo o colombiano, a principal revelação do livro O Filho do Enxadrista II ;é o arranjo da partida da Argentina contra o Peru, onde meu tio (Miguel Rodríguez Orejuela), membro do cartel de Cali, tem influência;, disse Rodríguez ao jornal El Espectador do último domingo.
;Temos fotos, declarações juramentadas que saem no livro, a história completa de como foi o arranjo;, acrescentou Rodríguez. Segundo ele, que no ano passado publicou outro livro sobre o vínculo de personalidades colombianas com o cartel, a segunda parte de O Filho do Enxadrista II conterá uma história do astro Diego Maradona e sua ;relação com Miguel Rodríguez, e o oferecimento de seus contratos;.
Rodríguez revela que seu tio quis levar El Pibe de Oro para o América de Cali ;por três milhões de dólares;. ;Maradona já foi entrevistado na Argentina e tem um canal de televisão que está tentando uma aproximação para que estejamos no mesmo set;, afirmou o colombiano.
;O Cartel de Cali lavou mais de 50 milhões de dólares; no futebol argentino, e que isto foi possível ;porque era muito fácil lavar dinheiro ali;, já que seu tio tinha relações no meio futebolístico desde 1974.