postado em 12/05/2008 14:52
Devido ao forte terremoto que abalou o oeste chinês nesta segunda-feira (12) (terça-feira na China), a passagem da tocha olímpica pela cidade de Sichuan, que foi atingida pelo cismo, poderá ser cancelada. Entretanto, autoridades chineses e do Comitê Organizador das Olimpíadas (Bocog) garantiram que as instalações olímpicas não sofreram danos.
Embora os abalos tenham sido bastante fortes e a estimativa de mortos seja de até 10.000 pessoas, os lugares que abrigarão as disputas dos Jogos Olímpicos em Pequim e nas outras seis cidades que também sediarão o evento não foram afetadas pelo terremoto.
;As instalações são anti-sísmicas e não foi constatado nenhum dano;, garantiu Sun Weide, diretor adjunto do Departamento de Comunicação e Imprensa para os Jogos. Confirmando o que o BOCOG disse, o engenheiro do Estádio Olímpico (;Ninho de Pássaro;), Li Juilin, afirmou que o local pode resistir a um terremoto de até oito graus de magnitude.
O programa de revezamento da tocha prevê que o símbolo passará em 13 de junho por Changping, seguindo, depois, para Chengdu. Em seguida, a tocha deverá chegar ao Tibete, passando pela cidade de Shannan antes de chegar na capital Lhasa.