postado em 13/05/2008 19:41
O presidente Luiz Inácio da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, se reuniram hoje, no Palácio do Planalto, para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Esporte, a CBF e a Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), que visa incrementar diversos setores no Brasil para que a Copa de 2014 possa ser realizada com sucesso.
No evento, Lula assinou ainda um decreto criando uma medalha em homenagem aos jogadores que participaram da conquista da Copa do Mundo de 1958. As medalhas devem ser entregues no dia 26 de junho. Dos 22 atletas que estiveram naquela disputa, apenas 13 ainda estão vivos: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando Peçanha, Nilton Santos, De Sordi, Zito, Dino Sani, Moacyr, Zagallo, Pelé, Mazzola e Pepe.
Ao final do encontro, Orlando Silva detalhou o papel da Adbid no processo de preparação para a Copa de 2014. "A função da Adbid é fazer o mapeamento dos investimentos em infra-estutura que serão feitos. Com esse mapeamento nós poderemos, a partir de 2009, iniciar os investimentos do Brasil para a Copa. A presença da Adbid serve também ao propósito de atrair o investimento privado para a preparação para a Copa do Mundo", disse o ministro Orlando Silva. Ele declarou não ter nenhum valor das obras que terão que ser feitas. "O valor total só poderá ser estimado ao final do estudo. Qualquer número que se fale agora é especulação."
No momento, 18 cidades brasileiras são candidatas a sediar os jogos da Copa. E Ricardo Teixeira adiantou que as vencedoras devem ser conhecidas no primeiro trimestre do ano que vem. Ele ressaltou que essa escolha não tem ligação direta com o resultado do estudo da Abdib. "A Fifa vai fazer uma vistoria e um levantamento de todas as cidades e até março do ano que vem ela vai definir as dez ou 12 cidades juntamente com o comitê organizador da Copa", declarou Teixeira.