Numa das mais surpreendentes finais de todos os tempos da Copa da Uefa, Zenit, da Rússia, e Rangers, da Escócia, decidem o título nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no City of Manchester Stadium, em Manchester, na Inglaterra.
Os dois times eram considerados meros figurantes, mas foram avançando com méritos para tentarem um troféu inédito para ambos.
Os russos chegaram a fazer 4 x 0 no jogo de volta das semifinais contra o poderoso Bayern de Munique. Já os escoceses sofreram para, nos pênaltis, eliminarem a Fiorentina.
Tendo no ataque a principal força de sua equipe, o técnico Dick Advocaat acredita que o Zenit merece muito a conquista do título. O treinador citou o histórico dos russos para defender a sua tese. Se for campeão o Zenit será o segundo time da Rússia a erguer a taça. O primeiro foi o CSKA Moscou, na temporada 2004-2005.
;Depois de eliminar gigantes do futebol europeu como Villarreal, que é o vice-campeão espanhol, o Olympique de Marselha e o Bayern de Munique, campeão alemão, acredito que merecemos conquistar o título da Copa da Uefa. Mas sabemos que isso tudo já passou e não nos dá nenhuma vantagem nesta decisão. Por isso estamos respirando Rangers;, disse Advocaat.
Pelo lado do Rangers, as apostas recaem justamente no forte setor defensivo, que não leva um gol na Copa da Uefa há oito horas. O técnico Walter Smith é uma espécie de ídolo do time escocês, que já foi dirigido pelo próprio Dick Advocaat. Mesmo tendo vencido sete vezes o título nacional à frente da equipe, o comandante não abre mão deste troféu.
;Atingir a decisão de uma competição continental é um feito fantástico, ainda mais na Europa, que preza pela competitividade. Por isso mesmo sabemos que essa conquista passou a ser um sonho de todos os nossos torcedores e queremos honrá-los;, disse Smith.
Nenhum dos dois treinadores quiseram revelar com antecedência a formação que pretendem escalar na decisão mas, sem problemas de lesões ou suspensões, materão as bases das semifinais.
FICHA TÉCNICA - ZENIT-RUS X RANGERS-ESC
Local: City of Manchester Stadium, em Manchester (Inglaterra)
Data: 14 de maio de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Peter Fr;jdfeldt (Suécia)
Assistentes: Stefan Wittberg e Henrik Andren (ambos da Suécia)
ZENIT: Malafeev; Anyukov, Krizanac, Shirokov e Gorshkov; Zyryanov, Tymoschuk, Denisov e Dominguez; Pogrebnyak e Faizulin. Técnico: Dick Advocaat
RANGERS: Alexander; Papac, Weir, Broadfoot e Cuéllar; Whittaker, Fergusson, Hemdani e Davis; Thomson e Darcheville. Técnico: Walter Smith