postado em 13/05/2008 21:34
Apesar da surpreendente campanha na Copa da Uefa, na qual decidirá o título com o Glasgow Rangers, da Escócia, nesta quarta-feira, o Zenit, da Rússia, segundo o próprio técnico Dick Advocaat, tem um fator negativo: torcedores racistas, o que impede que o elenco conte com jogadores negros.
"Eu gostaria de contratar qualquer um, mas os torcedores não gostam de negros. Honestamente, não entendo por que eles prestam tanta atenção na cor da pele. No nosso time, é impossível ter um jogador negro", admitiu Advocaat ao site Scotsman.com.
O fato pôde ser constatado na partida pelas oitavas-de-final da Copa da Uefa, quando os torcedores do Zenit ofenderam três jogadores negros do Olympique de Marselha, fazendo com que os franceses se queixassem à Fifa.
Apesar das evidências e da confirmação do próprio técnico, a diretoria do Zenit se defende das acusações de racismo. ;O Zenit une jogadores de diferentes nacionalidades e religiões. Nosso clube tem milhões de torcedores, em diferentes países. O clube e seus jogadores participam freqüentemente de programas anti-racistas;.
Zenit e Glasgow Rangers decidem o título da Copa da Uefa nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília) em Manchester, na Inglaterra. Após eliminar o poderoso Bayern de Munique na semifinal, o time do técnico Advocaat pode se tornar a segunda equipe russa a faturar a competição, já que o CSKA Moscou alcançou a façanha na temporada 2004/2005.