Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Corinthians vence São Caetano e volta à semifinal da Copa do Brasil após seis anos

;

O Corinthians, que precisava apenas empatar com o São Caetano para chegar às semifinais da Copa do Brasil, acabou confirmando a vaga com uma sonora vitória de 3 x 1 sobre o Azulão, no Estádio Santo Cruz, em Ribeirão Preto.

Com o resultado, o Timão, que havia vencido a partida de ida por 2 x 1, segue na luta pela sua única chance de conseguir uma vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem.

A partida de hoje começou com as duas equipes tentando impor um ritmo acelerado, mas ambas abusaram dos erros de passes. Na primeira descida do Timão, Dentinho avançou pela esquerda, driblou o marcador e cruzou para a área, mas Tobi afastou.

Depois de superar o nervosismo inicial, o Corinthians criou boa oportunidade logo aos oito minutos. Herrera brigou pela bola na lateral e passou para Dentinho, que cruzou na área, no meio da defesa. O argentino, então, voltou a disputar a bola e serviu a Diogo Rincón, que driblou o marcador e chutou para fora, desperdiçando chance incrível depois de ótima jogada de Herrera. A Fiel gritou o nome do argentino.

No lance seguinte, Lulinha recebeu de Diogo Rincón na área e caiu, pedindo pênalti. O árbitro considerou o lance normal. Já a primeira oportunidade do Azulão surgiu apenas aos 17 minutos. Vandinho correu pela direita e, em vez de cruzar, chutou direto para o gol, exigindo defesa de Felipe.

Pouco depois, Leonardo subiu mais que a zaga corintiana e cabeceou ao lado da meta alvinegra. No momento em que o Azulão tinha mais presença ofensiva, o Timão teve boa oportunidade do outro lado. Herrera recebeu na pequena área e só foi travado no momento da finalização.

No minuto seguinte, Lulinha tabelou com Carlos Alberto e chutou cruzado, raspando a trave do goleiro Luiz. Aos 27 minutos, o Timão abriu o placar, quando André Santos cobrou escanteio e Chicão apareceu para empurrar com a coxa para dentro do gol.

Sem alternativas, o São Caetano se lançou ao ataque, mas sem esboçar perigo a Felipe. Em uma das investidas, Tuta cabeceou da marca do pênalti, nas mãos do arqueiro alvinegro. Na resposta corintiana Herrera recebeu na direita e bateu sem direção. O jogo, então, perdeu emoção, já que as equipes voltaram a mostrar dificuldade em acertar passes.

No último lance de perigo da etapa, Rafinha cobrou escanteio e Tuta escorou para Tobi, que caiu ao disputar a bola e pediu pênalti. O árbitro considerou o lance normal e encerrou o primeiro tempo pouco depois.

Já no segundo tempo, o técnico Pintado decidiu promover a estréia do meia Rosembrick, contratado junto ao Santa Cruz , buscando dar mais velocidade ao setor ofensivo da equipe do ABC Paulista.

A mudança, no entanto, não surtiu efeito. O Azulão, que na altura precisa de pelo menos dois gols para adiar a decisão para prorrogação, acabou tomando o segundo, logo aos seis minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta de André Santos, que cobrou forte, com a bola primeiro batendo na trave esquerda do goleiro Luiz e depois morrendo no fundo das redes.

À partir desse momento, o São Caetano, que precisava de quatro gols para garantir a vaga, tentou partir para o tudo ou nada, colocando mais em campo mais um atacante, Caiuby, no lugar de Tobi. Mas apesar das mudanças, o domínio corintiano na partida não se alterou, só se intensificando, pois a zaga do Azulão se mostrava mais exposta.

Já aos 38 minutos da etapa complementar, quando o Azulão não mostrava mais poder de reação algum e já estava entregue em campo, o Corinthians liquidou o jogo, quando Herrera apareceu sozinho e tocou para Acosta que, livre, tocou na saída do goleiro Luiz, marcando o terceiro gol do Timão. O São Caetano ainda descontaria aos 43 minutos, com Tuta, aproveitando uma falha da zaga corintiana e chutou, sendo ainda ajudado por uma falha do goleiro Felipe.

Com o resultado, o Corinthians retorna à semifinal do torneio após seis anos. Desde 2002, quando foi campeão pela segunda e última vez da Copa do Brasil, o clube não ia tão longe na competição de mata-mata. O Timão agora aguarda a realização da partida de volta entre Botafogo e Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, para saber quem será o seu adversário. O primeiro jogo, em Belo Horizonte, não saiu do 0 x 0.

FICHA TÉCNICA - SÃO CAETANO 1 x 3 CORINTHIANS

Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Nilson de Souza Monção (ambos de São Paulo)
Público: 21.437 pagantes
Renda: R$ 613.265,00
Cartões amarelos: Rodrigo Ninja, Rafinha (São Caetano); Chicão, Eduardo Ramos, William, Dentinho, Fabinho, André Santos (Corinthians)

Gols: CORINTHIANS: Chicão, aos 27 minutos do primeiro tempo; André Santos, aos 5, e Acosta, aos 38 minutos do primeiro tempo.
SÃO CAETANO: Tuta, aos 43 minutos do segundo tempo.


SÃO CAETANO
: Luiz; Lino, Tobi (Caiuby) e Leonardo; Daniel, Galiardo, Hernani (Rosembrick), Rafinha e Rodrigo Ninja (Andrezinho); Vandinho e Tuta.
Técnico: Pintado

CORINTHIANS:Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho (Wellington Saci), Eduardo Ramos, Lulinha (Nilton) e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho e Herrera.
Técnico: Mano Menezes