postado em 14/05/2008 23:54
O Botafogo derrotou o Atlético Mineiro por 2 x 0 em partida disputada nesta quarta-feira no Engenhão e garantiu sua classificação para as semifinais da Copa do Brasil. Os gols foram marcados pelo atacante Wellington Paulista e pelo lateral Alessandro, ambos no segundo tempo. Agora, o alvinegro carioca vai enfrentar o Corinthians no confronto que apontará um dos finalistas da competição.
A vitória do Botafogo foi merecida, apesar de o time dirigido por Cuca não ter feito uma grande partida. Mesmo assim, foi bem mais objetivo do que o Atlético Mineiro que voltou a desperdiçar oportunidades incríveis para marcar. O time mineiro não marca gol há várias partidas e o cargo de Geninho está ameaçado.
No próximo final de semana, o Botafogo vai ao Mineirão encarar o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, enquanto o Atlético Mineiro vai jogar contra o Goiás no Serra Dourada.
O primeiro tempo começou com o Atlético dando um susto na torcida do Botafogo. Logo aos dois minutos, Marques cruzou fechado e Renan saiu de soco para evitar a cabeçada de Almir. O lance animou o time visitante que chegou novamente com perigo aos cinco minutos em cruzamento de Thiago Feltri que Marques cabeceou para fora.
O Botafogo não conseguia se encontrar em campo e o time dirigido por Geninho continuava rondando a área carioca para desespero da galera que começou a vaiar alguns jogadores da sua equipe.
Aos 19 minutos, Marques arrancou pela esquerda e cruzou para Danilinho chutar por cima, perdendo mais uma oportunidade para a equipe mineira. Aos 24, Petkovic descobriu Danilinho livre entre os zagueiros. O atacante penetrou livre, mas chutou fraco nas mãos de Renan que havia saído para tentar fechar o ângulo.
Com alguns jogadores inteiramente perdidos em campo errando muitos passes, casos de Lúcio Flávio e Zé Carlos, o Botafogo criou seu primeiro grande momento aos 27 minutos. Em cobrança de falta de Lúcio Flávio, o zagueiro Vinicius cabeceou para trás e Juninho fez magnífica defesa impedindo o primeiro gol.
Depois de passar quase dez minutos preocupado apenas em bloquear o adversário, o Atlético Mineiro voltou ao ataque e teve outra boa chance aos 34 minutos, quando, após boa troca de passes, Danilinho recuou para Márcio Araújo que chutou por cima. O novo susto fez o Botafogo acordar e chegar ao gol do Galo aos 37 minutos, quando Lúcio Flávio cobrou falta da esquerda e Alessandro, inteiramente livre, cabeceou para fora, desperdiçando a melhor chance da equipe comandada por Cuca no primeiro tempo.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Botafogo continuou cometendo erros para irritação da torcida. O Galo manteve a iniciativa da partida, mas sem criar grandes jogadas de perigo para o gol de Renan. Com muita marcação no meio campo, a partida ficou desinteressante até que o Botafogo abriu o marcador aos nove minutos. Lúcio Flávio cobrou escanteio, Zé Carlos cabeceou e Wellington Paulista, colado à trave, empurrou para as redes.
O técnico Geninho tentou dar mais força ao ataque colocando Vanderlei no lugar do dispersivo Almir. E Vanderlei quase empatou aos 21 minutos, em lançamento de Petkovic, mas Renan saiu com precisão e tira a bola da cabeça do atacante. Aos 28, novamente Vanderlei ganhou dos zagueiros em cruzamento na área e cabeceou para o chão, mas a bola acabou saindo, dando outro susto na torcida alvinegro.
Empurrado pela torcida, o Botafogo adiantou sua equipe e criou dois momentos de perigo na área mineira. Um chute de Túlio que passou raspando à trave e uma conclusão perigosa de Wellington Paulista assustaram a defesa atleticana.
Para tentar garantir o resultado, o precavido técnico Cuca trocou o meia Zé Carlos pelo zagueiro Édson. Aos 38 minutos, o Botafogo quase amplia em cobrança de falta de André Luís, mas o goleiro Juninho fez uma defesa segura.
Nos minutos finais, o Botafogo se fechou completamente para segurar a classificação e acabou marcando o segundo gol aos 47 minutos através de Alessandro, que concluiu muito bem um passe de Túlio.