postado em 15/05/2008 17:56
O segundo dia da passagem da tocha olímpica pela cidade de Juangxi, na China, foi marcado, nesta quinta-feira, por mais demonstrações de apoio às vítimas do terremoto que atingiu a região oeste do país nessa segunda-feira.
A tragédia transformou a viagem do símbolo olímpico em um assunto de caráter nacional. Assim como nessa quarta-feira, quem assistia à passagem da tocha pela cidade homenageou as vítimas da tragédia com um minuto de silêncio antes que se iniciasse o revezamento, que percorreu 15km pelas montanhas de Jiangganshan.
Como iniciativa para ajudar as regiões afetadas pelo cismo, o Comitê Organizador das Olimpíadas (Bocog) espalhou urnas pela cidade para angariar doações para as vítimas que sobreviveram.
As pessoas que estavam presentes em Juangxi somente para assistir à passeata também fizeram hmenagens. Elas substituíram as bandeiras de apoio à China e à realização dos Jogos por mensagens de solidariedade à cidade de Sichuan, local mais atingido pelo terremoto.
Devido ao fato de o Bocog ter reduzido o trajeto da tocha, que era para ser de 30km, pela metade, alguns dos 208 responsáveis por levar o símbolo das Olimpíadas pelas ruas da cidade só percorreram 60 metros portando a tocha.
A chama olímpica deixará a cidade de Jiangxi nesta sexta-feira para chegar a Nanchang. No sábado, a tocha iniciará sua visita de três dias em Zhejiang.