Superesportes

Carrasco de brasileiros, Cabañas marca dois gols e deixa Santos em desvantagem na Libertadores

;

postado em 15/05/2008 23:26

O paraguaio Salvador Cabañas já goza da fama de carrasco dos times brasileiros na Taça Libertadores. Após ajudar o América do México na surpreendente eliminação do Flamengo, nesta quinta-feira, no estádio Azteca.

Ele marcou os gols da vitória de sua equipe sobre o Santos, por 2 x 0, pelas quartas-de-final. Com a desvantagem, o Santos precisará ganhar dos mexicanos por três gols de diferença na próxima semana para avançar às semifinais. Se for vazado uma vez em casa, terá que golear por 4 x 1. Antes, pelo Campeonato Brasileiro, o time de Emerson Leão enfrentará o Ipatinga no domingo, também na Vila Belmiro.

O jogo

Após dez minutos de atraso para o início da partida, América do México e Santos inverteram papéis no estádio Azteca. Como se jogasse em casa, o time brasileiro acuou os mexicanos logo nos dois primeiros minutos, com chutes perigosos de Lima e Kléber Pereira.

Em pouco tempo, contudo, o América assumiu as características de mandante e passou a atacar o Santos. Mas errou na estratégia. Salvador Cabañas, Germán Villa, Argüello e Juan Carlos Silva insistiram nos chutes de longa distância, porém nenhum deles conseguiu incomodar o goleiro Fábio Costa.

O gol do América sairia de uma jogada de bola parada. Aos 23 minutos, Argüello cobrou escanteio da direita e ninguém conseguiu completar pelo alto, a defesa do Santos nem o ex-corintiano Sebá Domínguez. Na segunda trave, Salvador Cabañas matou no peito e chutou forte para conferir.

Em desvantagem, o Santos se desorganizou em campo. Passou a apostar nas ligações diretas ao ataque, com os armadores Wesley e Molina mal posicionados. O recém-contratado Lima, então, era a personificação do panorama do jogo: constantemente impedido, caiu sentado no final da primeira etapa, quando a torcida do América já se arriscava a gritar ;olé;.

Para corrigir o problema na armação da sua equipe, Emerson Leão trocou Molina por Rodrigo Tabata no intervalo. A princípio, deu resultado. O Santos recomeçou a partida no ataque, embora não assustasse a defesa do América. Não demorou muito, no entanto, para o jogo ficar preso no meio-campo.

Quando a partida já ficava monótona, Cabañas recebeu lançamento em profundidade, matou no peito e, mesmo com seu criticado físico, ganhou na velocidade da defesa do Santos para tocar na saída de Fábio Costa: 2 x 0. O Peixe ainda tentou reagir em seguida, porém o bom chute de Rodrigo Souto, de fora da área, parou nas mãos de Ochoa.

Precisando de pelo menos um gol fora de casa para minimizar a vantagem do América, Leão recorreu ao argentino Mariano Trípodi e ao jovem Adriano, substitutos de Wesley e Marcinho Guerreiro. Não surtiu efeito. Bem posicionados na defesa, os mexicanos conseguiram conter as investidas dos brasileiros. Kléber Pereira até chegou a balançar as redes, mas o árbitro Héctor Baldassi viu erroneamente impedimento e anulou o lance.

FICHA TÉCNICA - AMÉRICA-MEX 2 X 0 SANTOS-BRA


Local:
Estádio Azteca, na Cidade do México (México)
Data: 15 de maio de 2008, quinta-feira
Horário: 21h20 (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Assistentes: Francisco Rocchio e Sergio Cagni (ambos da Argentina)
Cartão amarelo: Fabão (Santos-BRA)
Gols: AMÉRICA-MEX: Salvador Cabañas, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos 16 minutos do segundo tempo


AMÉRICA-MEX:
Guillermo Ochoa; Oscar Rojas, Sebastián Domínguez, Sanchez (Rodrigo Iñigo) e José Castro; Germán Villa, Ismael Rodríguez, Juan Carlos Silva e Argüello; Salvador Cabañas e Enrique Esqueda (Juan Mosqueda)
Técnico: Juan Antonio Luna


SANTOS-BRA:
Fábio Costa; Betão, Fabão, Marcelo e Kléber; Marcinho Guerreiro (Adriano), Rodrigo Souto e Molina (Rodrigo Tabata); Wesley (Mariano Trípodi), Kléber Pereira e Lima
Técnico:
Emerson Leão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação