Superesportes

Definida equipe feminina de basquete para Sul-americano

Técnico anuncia as escolhidas para representar a seleção. Torneio começa na próxima semana

postado em 16/05/2008 16:07

O técnico Paulo Bassul anunciou nesta sexta-feira (16/05) o nome das 12 jogadoras que defenderão a seleção brasileira no Campeonato Sul-americano feminino de basquete. A competição, programada para o período de 24 a 29 de maio, no Equador, serve de preparação para o Pré-olímpico Mundial, em junho, na Espanha.

Integram a lista do Sul-americano as armadoras Natália e Claudinha, as alas/armadoras Karla, Karen e Jaqueline; as alas Micaela, Chuca e Tatiana; as alas/pivôs Mamá, Êga e Franciele e a pivô Karina. "Vamos pra o Sul-americano com um grupo mesclado. Temos jogadoras de consistência, com bagagem internacional, e outras recém-chegadas na seleção e que vão ter a oportunidade de ganhar experiência", avalia Bassul.

Na opinião do treinador, as recém-chegadas conseguiram mostrar serviço no primeiro teste do grupo. O amistoso contra o Chile, na terça-feira (13/05). "Essas atletas mais novas já mostraram do que são capazes no treino contra o Chile. A competição na cidade de Loja terá dois objetivos: dar maturidade para as mais jovens e preparar as jogadoras que vão para o Pré-olímpico", explicando a meta da seleção. "De acordo com a filosofia da comissão técnica, formamos um time agressivo e veloz, e vamos buscar o 23; título para o Brasil".

No Equador, o Brasil estréia contra a seleção da casa e depois enfrenta Colômbia, Argentina, Venezuela e Chile na primeira fase. As duas equipes com melhor aproveitamento decidem o título no dia 29. As brasileiras buscam o 22; título e o 12; consecutivo invicto. O Brasil não perde uma partida desde o Sul-americano de 1986, acumulando 57 vitórias seguidas.

A seleção faz seu último treino no Rio de Janeiro, neste sábado (17/05). Na terça-feira (20/05), o grupo viaja para o Equador, partindo de Guarulhos (SP).

Dúvida em Madri

Para o Pré-olímpico, a seleção ainda receberá quatro reforços de peso. "Adrianinha, Kelly, Érika e Iziane se integram à seleção em Madri para o Pré-olímpico. A dúvida que nos resta é a Graziane, que ainda não tem data exata para encerrar a participação no campeonato húngaro".

Mais uma vez, Bassul reafirmou sua confiança no sucesso da busca pela classificação para Pequim. "O Pré-olímpico não vai ser fácil, mas temos chances de conquistar a vaga. O Brasil conta com jogadoras talentosas e que estão com muita vontade de ir a Pequim. Acredito que vamos cumprir nosso objetivo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação