postado em 17/05/2008 13:08
Hamburgo (Alemanha) - Os fãs que estiveram presentes no Rockefeller Center neste sábado não tiveram do que reclamar. Conforme o esperado, Rafael Nadal e Novak Djokovic protagonizam um grande jogo no Masters Series de Hamburgo, valendo a vice-liderança do ranking de entradas. Ao final, quem levou a melhor foi o espanhol, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 2/6 e 6/2.
Com a vitória, o espanhol retorna a uma final no saibro após ser eliminado logo na primeira rodada do evento de Roma, na semana passada. Em uma partida de muitas alternativas, Nadal garantiu seu nome na segunda posição da lista a ser divulgada na próxima segunda-feira depois de 3h02 de batalha.
Apesar de os dois últimos sets terem sido fechados com vantagem de duas quebras de saque, a maioria dos games foram muito equilibrados, sendo definidos sempre após igualdades. Nessa toada, o cabeça-de-chave número dois garantiu o triunfo por ter sabido aproveitar melhor suas chances.
Já Djokovic, que abusou das subidas à rede, cometeu muitos erros não-forçados (43, 20 a mais que o adversário) e desperdiçou inúmeras chances de quebra ; aproveitou apenas quatro dos 19 break points que teve à disposição. Mais sólido, Nadal brilhou nas passadas e converteu cinco das nove chances de quebra colecionadas durante a partida.
Mais tranqüilo depois de ter garantido a vice-liderança da ATP pelo menos até o fim de Roland Garros, o espanhol parte em busca de aumentar sua vantagem sobre Djokovic. Como perdeu a final de Hamburgo no ano passado para Roger Federer, agora ele tentará passar pelo suíço, o que lhe daria 150 pontos a mais no ranking.
Em um verdadeiro clássico do tênis, Nadal enfrentará o número um do mundo pela 16ª vez na carreira. Até aqui, o ;Rei do saibro; leva a vantagem de ter vencido nove dos encontros, incluindo sete no piso lento ; nestas condições, Federer só saiu vitorioso justamente no evento alemão de 2007.