O sábado frio em Curitiba viu os dois Astras da equipe A.Mattheis se darem melhor no pega que caracteriza a última parte do treino classificatório da Stock Car. Com um tempo um pouco superior ao estabelecido pelo seu companheiro Marcos Gomes, o paraibano Valdeno Brito conquistou o primeiro lugar e vai encabeçar um grid de largada pela primeira vez na atual temporada.
O treino classificatório da Stock é dividido em três partes: na primeira, todos os carros vão à pista, mas somente os 15 melhor seguem na briga. Em seguida, todos eles voltam ao asfalto para nova tomada de tempo, na qual sobrevivem apenas os seis mais rápidos.
Estes então são dividos em três duplas: primeiro contra sexto, segundo contra quinto e terceiro contra quarto, que competem em uma espécie de corrida rápida, de duas voltas, com largada lançada. Os vencedores largam nas três primeiras posições, que serão ordenadas de acordo com o tempo de cada nesta parte do treino.
Neste sábado (17/05), Brito surpreendeu ao superar Átila Abreu, líder dos treinos desta sexta-feira - na hora da verdade, porém, o paulista largou muito mal e praticamente entregou a vitória ao rival. ;Foi tudo perfeito. Não esperava este desempenho hoje. Ontem não estávamos muito bem nos treinos. A equipe vem trabalhando para o meu jeito de guiar e eu também venho me acostumando cada vez mais com o carro da equipe;, declarou o pole.
;Se já houve um dia em que jamais acreditei na possibilidade da pole foi ontem. Eu era sete décimos mais lento, numa pista onde qualquer milésimo faz diferença. E ainda não estou totalmente confortável com o carro, apesar de estar numa equipe maravilhosa. Acho que só alcancei 70% do meu potencial. Mas acho que a persistência é uma das minhas virtudes;, completou Brito, que conquistou a segunda pole de sua carreira, repetindo Brasília no ano passado.
Líder do campeonato, Marcos Gomes fez um excelente duelo contra o atual bicampeão Cacá Bueno. O problema é que a alta competitividade impediu que os dois marcassem melhores tempos, mas Gomes ainda pôde comemorar a segunda posição, enquanto Cacá sai em quarto.
;Essa é uma das características desse sistema. Nem sempre o mais veloz é aquele que leva a pole. Precisei me defender do Cacá e os tempos subiram;, lamentou Gomes, novo recordista do anel externo da capital paranaense com a volta de 49s535 na segunda parte do treino. ;Mas está muito bom;, garantiu.
Allam Khodair por sua vez, superou Ricardo Maurício, vencedor da etapa de Curitiba e único piloto a ter participado das três superclassificações até agora. ;O Khodair foi o único a ter usado pneus novos na minicorrida, e aí ficou mais difícil para mim. Olhando pelo campeonato, de qualquer jeito, estou numa boa posição para a corrida. E tenho de elogiar a estratégia da equipe, que mais uma vez fez a diferença;, completou.
Confira os tempos o grid de largada para a etapa de Curitiba da Stock Car 2008:
1; - Valdeno Brito (Chevrolet Astra) - 2 voltas em 1min47s639
2; - Marcos Gomes (Chevrolet Astra) - a 0s095
3; - Allam Khodair (Chevrolet Astra) - a 0s612
4; - Cacá Bueno (Mitsubishi) - a 1min00s752
5; - Átila Abreu (Peugeot 307) - a 1min01s136
6; - Ricardo Mauricio (Peugeot 307) - a 1min10s861
7; - Tarso Marques (Peugeot 307) - 49s961
8; - Alceu Feldmann (Chevrolet Astra) - 50s001
9; - Nonô Figueiredo (Mitsubishi Lancer) - 50s007
10; - Norberto Gresse (Peugeot 307) - 50s024
11; - Thiago Camilo (Chevrolet Astra) - 50s033
12; - Hoover Orsi (Chevrolet Astra) - 50s053
13; - André Bragantini (Peugeot 307) - 50s508
14; - Daniel Serra (Chevrolet Astra) - 50s249
15; - Luciano Burti (Peugeot 307) - 50s250
16; - William Starostik (Peugeot 307) - 49s985
17; - Antonio Pizzonia (Peugeot 307) - 49s993
18; - Giuliano Losacco (Peugeot 307) - 50s018
19; - Thiago Marques (Peugeot 307) - 50s064
20; - Popó Bueno (Chevrolet Astra) - 50s069
21; - Antônio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer) - 50s090
22; - Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer) - 50s097
23; - Júlio Campos (Peugeot 307) - 50s108
24; - Carlos Alves (Mitsubishi Lancer) - 50s164
25; - Lico Kaesemodel (Mitsubishi Lancer) 50s174
26; - Juliano Moro (Chevrolet Astra) - 50s181
27; - Duda Pamplona (Mitsubishi Lancer) - 50s215
28; - Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer) - 50s245
29; - Ricardo Sperafico (Peugeot 307) - 50s253