postado em 18/05/2008 10:55
Le Mans (França) - Se há pouco mais de duas semanas Valentino Rossi colecionava críticas e um jejum de sete corridas sem vitórias, neste domingo o italiano mudou totalmente de panorama. Após o triunfo na China, o pentacampeão da MotoGP brilhou no Grande Prêmio da França para vencer sua segunda prova seguida e, de quebra, ainda assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, batendo Dani Pedrosa nos critérios de desempate.
Em uma etapa disputada em Le Mans totalmente dominada pela Yamaha, o companheiro de Rossi na equipe principal, Jorge Lorenzo, ficou com a segunda posição. Já Colin Edwards, representante do time satélite Tech 3, ainda levou a marca japonesa à terceira posição.
As previsões de chuva em Le Mans não se confirmaram na corrida francesa. Na verdade, a água veio antes do previsto, na categoria 150cc, e chegou a deixar o circuito úmido. Como o traçado foi secando rapidamente, isso só passou a ser um problema para os pilotos a partir da 12ª volta, quando foram vistas novas pancadas de chuva.
Alguns pilotos como Marco Leandri chegaram a trocar de moto apostando em mais água, mas isso não se concretizou.
Em uma corrida eletrizante, o pole position Pedrosa perdeu sua posição logo na primeira curva, ultrapassado por Casey Stoner. Tentando se recuperar de uma temporada modesta, o australiano viria a liderar apenas até a sétima volta, momento em que Rossi começou a dominar a prova.
No giro anterior, o italiano, que saiu em quarto lugar, já havia se livrado de Pedrosa e daí em diante só viria a abrir vantagem para os concorrentes. Enquanto isso, o espanhol e Colin Edwards, que após uma má largada havia perdido terreno, seguiam no encalço de Stoner.
Então líder isolado do Mundial, o piloto da Repsol Honda obteve a ultrapassagem na 11ª volta, porém àquela altura Rossi já se via com uma diferença de mais de 3 segundos para os rivais - esta só viria a aumentar até a linha de chegada.
Sem ter condições de brigar pela liderança, Pedrosa começou a se preocupar com quem vinha de trás. Uma das ameaças, nesse sentido, era seu compatriota Jorge Lorenzo. O representante da Fiat Yamaha cumpria prova modesta até a 21ª volta, quando conseguiu a primeira de uma seqüência de ultrapassagens, sobre Chris Vermeulen, para ganhar a quinta posição.
Embalado, o espanhol se aproveitou de queda de rendimento de Stoner e ultrapassou o atual campeão mundial no giro seguinte. Surpreendentemente e mesmo com o tornozelo esquerdo fraturado, Lorenzo viria logo a superar o rival espanhol para atingir a vice-liderança, posição garantida até o fim da corrida.
Enquanto isso, os problemas de Stoner o levaram aos boxes, tentando, como única alternativa, trocar de moto e torcer por mais pancadas de chuva. A água não veio, e o piloto da Ducati teve que se contentar com a 16º posição, com duas voltas de atraso em relação ao líder.
Aproveitando-se da lentidão do australiano, Edwards ganhou a terceira posição e seguiu o ritmo de Lorenzo, livrando-se de Pedrosa, que tinha dificuldades para guiar com o autódromo ficando molhado, para cravar seu melhor resultado em 2008.
Ao final, os 25 pontos conquistados levaram Rossi ao somatório de 97, mesma marca de Pedrosa. Porém, como o italiano tem uma vitória a mais que o rival, ele volta a liderar o Mundial após uma temporada de 2007 bastante conturbada.
O Grande Prêmio da França ainda serviu para colocar Lorenzo cada vez mais na briga pelo título. Embora tenha clara dificuldades físicas desde o grave acidente que sofreu em Xangai, o espanhol vem se superando e só leva três pontos de desvantagem para os primeiros colocados.
Desse modo, quem se viu como o grande perdedor do fim-de-semana foi Stoner. O australiano, além de ter chegado à quarta corrida sem vitória, manteve-se na casa dos 56 pontos na classificação e viu os adversários se distanciarem ainda mais.
Confira o resultado final do Grande Prêmio da França:
1º - Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha): 44min30s799
2º - Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha): 4s997
3º - Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3): 6s805
3º - Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda): 10s157
5º - Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki): 21s762
6º - Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot): 22s395
7º - Loris Capirossi (ITA/ Suzuki): 27s806
8º - Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda): 27s995
9º - Randy de Puniet (FRA/Honda LCR): 29s344
10º - Shinya Nakano (JAP/ Honda Gresini): 30s822
11º - Toni Elias (ESP/Ducati D;Antin): 35s154
12º - Alex de Angelis (RSM/ Honda Gresini): 36s216
13º - Sylvain Guintoli (FRA/ Ducati D;Antin): 52s038
14º - Anthony West (AUS/Kawasaki): 1min29s307
15º - Marco Melandri (ITA/Ducati): 1 volta
16º - Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro): 2 voltas
Não completaram:
John Hopkins (EUA/Kawasaki)
James Toseland (GBR/Yamaha Tech 3)