postado em 18/05/2008 15:25
Às vésperas da disputa de Roland Garros, o rei do saibro Rafael Nadal ampliou seus domínios. Afinal, agora também pode colocar o Masters Series de Hamburgo sob sua coroa. Pela primeira vez ganhou o torneio alemão, em Rothenbaum, e ainda vingou-se de Roger Federer para quem havia perdido a final do ano passado ao bater o suíço por 75, 67 (3) e 63.
Esta foi uma semana muito importante no aspecto psicológico para o espanhol. Estava ameaçado de perder a vice-liderança do ranking, para o sérvio Novak Djokovic (a quem venceu nas semifinais), e vinha de derrota na estréia do Masters Series de Roma, realizado semana passada.
Com a vitória, Nadal chega à França cheio de confiança na busca do tetracampeonato e pode orgulhar-se de já ter recebido a coroa em todos os principais torneios de saibro.
Para Roger Federer, a derrota foi uma verdadeira ducha de água fria. O número 1 do mundo contratou um técnico especializado em quadras de saibro, o espanhol José Higueras, adaptou seu estilo às superfícies lentas e sonhava com o pentacampeonato em Hamburgo. Fez um início de partida arrasador diante de Nadal neste domingo (18/05), ao abrir uma vantagem de 5 a 1. Mas depois não resistiu à garra e à enorme energia do espanhol.
"Acho que esse resultado alivia um pouco a pressão...vocês não acham?", perguntou Nadal. Federer também não quis demonstrar abatimento. Disse que vai para Roland Garros cheio de confiança pelo fato de ter alcançado a final de Hamburgo. O torneio de Roland Garros começa no próximo domingo, em Paris.