postado em 18/05/2008 15:26
Pressionada, a Internazionale não desperdiçou sua última oportunidade e conquistou seu primeiro tricampeonato italiano neste domingo (18/05), ao vencer o Parma por 2 a 0, coroando o ano do centenário do clube. A Roma fez a sua parte e bateu o Catania também por 1 a 0, mas ficou com o vice, enquanto a Fiorentina venceu e conquistou a vaga na Copa dos Campeões no lugar do Milan.
Sem a presença de sua torcida em Parma, a equipe nerazzurri entrou em campo com a obrigação de vencer para confirmar a primeira colocação,enquanto os anfitriões também precisavam da vitória, mas para escapar do rebaixamento. E a pressão aumentou ainda mais quando Vucinic abriu o placar para a Roma, aos sete minutos de jogo, na outra partida.
As equipes seguiram com um jogo morno e sem maiores chances durante o primeiro tempo. Após o intervalo, aos quatro minutos, o técnico Roberto Mancini colocou o sueco Zlatan Ibrahimovic no lugar do zagueiro César, o que acabou por mudar o resultado do campeonato.
Aos 16 minutos, o artilheiro, que retornava após quase dois meses fora dos gramados por lesão, abriu o placar, depois de tabelar no meio campo e chutar rasteiro de fora da área. Com o título se aproximando, o matador ainda marcou o segundo, completando cruzamento do brasileiro Maicon, decretando o tricampeonato e rebaixando o Parma.
Vice
No outro jogo, a Roma abriu o placar em bela jogada de Vucinic, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado. No restante da partida, no entanto, o Catania dominou e perdeu diversas chances, na tentativa de escapar de vez do rebaixamento.
Depois de belas defesas de Doni, duas bolas no travessão e um gol anulado, a equipe chegou ao empate, acabando com as chances de título da Roma. Martinez aproveitou bate-rebate na cobrança de escanteio e completou para o gol, decretando a permanência do Catania na Série A.
Milan
Com grande atuação de brasileiros, o Milan venceu a Udinese por 4 a 1 e, por alguns momentos, esteve com a vaga da Copa dos Campeões nas mãos. Porém, a Fiorentina acabou vencendo o Torino por 1 a 0, gol de Osvaldo e confirmou a quarta posição do Calcio e a vaga na competição européia. Resta ao clube milanês a presença na Copa da Uefa.
Mesto abriu o placar para a Udinese, aos 32 minutos do primeiro tempo, mas Alexandre Pato empatou o jogo na segunda etapa, antes de Inzaghi, em jogada de Kaká, virar o jogo. O atacante ainda perdeu um pênalti, posteriormente. O veterano Cafu, que havia anunciado sua saída da equipe, encerrou sua passagem pelo Milan marcando o terceiro gol dos rossoneri. Já no final, Seedorf fez o quarto e fechou a contagem.
Confira os outros resultados da última rodada:
Atalanta 2 x 0 Genoa
Cagliari 2 x 2 Reggina
Empoli 2 x 1 Livorno
Lazio 2 x 1 Napoli
Siena 2 x 2 Palermo