postado em 18/05/2008 16:44
Pouco mais de dois meses antes do final do período de classificação do vôlei de praia para as Olimpíadas de Pequim, a disputa pela segunda vaga masculina brasileira pega fogo. Neste domingo (18/05), o carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley venceram a etapa de Roseto degli Abruzzi (Itália) e diminuiram para apenas 180 pontos a desvantagem em relação a Fábio Luiz e Márcio.
Na decisão deste domingo, Pedro e Harley derrotaram os alemães Julius Brink e Christoph Dieckmann por 2 sets a 1, parciais de 20/22, 21/18 e 15/08, em 61 minutos de jogo. Virtualmente donos da primeira vaga do Brasil em Pequim, os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel perderam o terceiro lugar para os norte-americanos Todd Rogers e Phil Dalhausser com a derrota por 2 a 0 (24/22 e 26/24).
Vindos da repescagem, os brasileiros haviam batido na semifinal justamente os norte-americanos, campeões em 2007 da etapa que é considerada o ;Campeonato Mundial;, na cidade suíça de Gstaad.
No início da temporada, Fábio Luiz e Márcio acumulavam 600 pontos de vantagem sobre Pedro Solberg e Harley, e desde então a diferença não parou de cair - isso porque os atuais segundo colocados na corrida vivem uma má fase, enquanto os rivais venceram nada menos que três das quatro etapas do Circuito Mundial este ano.
Ainda restam oito etapas para a definição, inclusive quatro Grand Slam, que são etapas com pontuação superior, até a definição no dia 20 de julho. A próxima disputa será na Croácia, cuja fase preliminar será aberta na terça-feira (20/05) em Zagreb.