postado em 18/05/2008 19:47
O Real Madrid fechou a temporada, neste domingo (18/05), com uma goleada diante de seus torcedores. Fez 5 a 2 no rebaixado Levante e, ao final do jogo, o capitão Raúl recebeu o troféu de campeão - o título estava garantido havia três rodadas.
A partida correu o risco de não ser realizada, mas os jogadores do Levante chegaram a um acordo com os dirigentes sobre a questão dos salários atrasados e decidiram ir a campo. Van Nistelrooy (duas vezes), Sérgio Ramos (outras duas) e Sneijder marcaram os gols do bicampeão.
O brasileiro Ricardo Oliveira fez a sua parte, mas o resto do time não ajudou. A derrota por 3 a 2 para o Mallorca, fora de casa, condenou o Zaragoza ao rebaixamento. O atacante marcou os dois gols e terminou o campeonato com 17.
Real Madrid e Villarreal se classificaram direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Barcelona e Atlético de Madrid jogarão a fase preliminar da competição. Os representantes espanhóis na Copa da Uefa serão Sevilla, Racing Santander e Valencia (por ter vencido a Copa da Uefa).
Os rebaixados foram Zaragoza, Murcia e Levante. O Numancia é o único time da Segunda Divisão que já garantiu acesso para à elite do futebol espanhol.
O atacante Luís Fabiano, do Sevilla, sonhava com a artilharia do Campeonato Espanhol e até com a "Chuteira de Ouro" (prêmio entregue ao maior goleador da Europa), mas não conseguiu nenhuma das duas conquistas.
Ele chegou a ter sete gols de vantagem sobre o segundo colocado, mas caiu de rendimento na reta final e foi atropelado por Guiza, do Mallorca, que terminou a competição com 27 gols - três a mais do que o ex-atacante do São Paulo.