postado em 19/05/2008 16:45
Atual detentor do título do Campeonato Nacional masculino de basquete, o Universo/BRB/Converse encara o Pitágoras/Minas nesta segunda-feira, às 20 horas, em Belo Horizonte (MG), abrindo a briga nas semifinais do torneio. "Será uma disputa entre dois times que se conhecem bem", lembra o técnico Flávio Davis, do grupo mineiro.
Responsável pelo Brasília, o técnico Aluísio Ferreira, o Lula, também destaca o equilíbrio da série. "A semifinal tem tudo para ser ainda mais disputada do que as quartas-de-final. Tecnicamente serão jogos equilibradíssimos, decididos nos detalhes. É uma série difícil e desgastante, com partidas próximas uma da outra. Então, leva vantagem a equipe que tiver maior poder de concentração e melhor preparação física".
Apesar do histórico brasiliense, nesta Nacional o Minas esteve mais constante. A equipe de Flávio Davis foi vice-líder da etapa de classificação e eliminou o Saldanha da Gama nas quartas-de-final por 3 x 0. Brasília ficou uma posição abaixo na fase inicial e passou pelo UTC/Uberlândia nos playoffs por 3 x 1.
"Vamos encarar cada partida como uma final de campeonato. Para vencer é preciso antes de tudo uma ótima defesa e jogar coletivamente', explica o técnico Flávio Davis. "No ataque, o caminho é valorizar muito a posse de bola. O Universo é um time extremamente habilidoso e saberá tirar vantagem de nossos erros. Por isso, temos que evitar precipitações e escolher as jogadas com inteligência".