Superesportes

Corinthians e Botafogo iniciam batalha por vaga na decisão da Copa do Brasil

;

postado em 19/05/2008 21:23
A busca do Corinthians pela volta à elite do futebol nacional será interrompida por um compromisso importante do clube em outra competição. Nesta terça-feira, diante do Botafogo, o time do técnico Mano Menezes inicia o duelo pela semifinal da Copa do Brasil.

De um lado, os paulistas querem aproveitar o único caminho que têm para alcançar a próxima Taça Libertadores. Do outro, os cariocas querem mostrar que também têm condições de conquistar um título, depois de ter naufragado no fim do Estadual.

O confronto entre os dois acontecerá na noite desta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), no Engenhão. Cuca e Mano Menezes, inclusive, pouparam atletas de suas equipes na rodada do fim de semana das Séries A e B, respectivamente.

Apesar de a vaga só ser decidida na próxima semana, em São Paulo, o comandante alvinegro quer conquistar um resultado positivo no território adversário.

"Não podemos ficar esperando a segunda partida nem deixar o adversário abrir vantagem. Temos de fazer um bom jogo no Rio de Janeiro para não deixar o Botafogo abrir", afirmou o corintiano. Mano não quer um susto parecido com o que levou nas oitavas-de-final, quando perdeu fora de casa e teve de reverter no Morumbi diante do Goiás.

"Será um confronto parelho e sabemos que o que aconteceu contra o Goiás foi específico daquela ocasião. Não podemos deixar que se repita", afirmou, ciente da importância de assegurar um bom resultado no Rio de Janeiro.

No duelo da rodada passada da Segundona, Mano poupou o zagueiro William, o volante Fabinho e o meia Diogo Rincón. Os três estão de volta à equipe, substituindo Fábio Ferreira, Nilton e Douglas, respectivamente. Mas o comandante faz mistério na escalação. No meio-campo, Perdigão e Eduardo Ramos brigam por uma posição.

Cuca, por sua vez, preservou boa parte de seus titulares na derrota por 1 x 0 para o Cruzeiro, sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O comandante considera o primeiro jogo da semifinal como decisivo para a seqüência da competição.

"Vamos ter que jogar de forma muito equilibrada diante de um adversário que tem muita qualidade e atravessa a sua melhor fase na temporada. O primeiro jogo no Rio de Janeiro nos obriga a ganhar e, de preferência, sem sofrer gols. Esse resultado é que vai definir a nossa maneira de atuar como visitantes", afirmou.

Os jogadores das duas equipes, inclusive, também não escondem que existe uma grande ansiedade antes do confronto. "Sabemos que a torcida está esperando muito da gente nesta Copa do Brasil, por tudo o que o Corinthians passou na temporada passada. O título teria um sabor especial para nós e isso não dá para negar. Mas temos uma tarefa muito complicada, que é superar o Botafogo, e não podemos perder esse foco por causa da ansiedade", explicou o goleiro Felipe.

Pelo lado dos botafoguenses, um triunfo nesta terça-feira representaria ficar mais perto do tão esperado troféu, que vem tirando o sono dos atletas e a paciência dos torcedores. "O Botafogo precisa muito desse título, e a ansiedade é grande. Mas precisamos estar bem equilibrados em campo, pois somente assim as coisas irão caminhar bem para a nossa equipe. Temos consciência da qualidade do Corinthians e do que representa em termos de tranqüilidade um bom resultado no Rio de Janeiro", salientou o meia Lucio Flavio.

Assim como Mano Menezes, o técnico Cuca também faz mistério para o jogo. A dúvida é em relação ao goleiro Castillo, que se recupera de dores musculares na coxa direita. Se o uruguaio for vetado, Renan terá a responsabilidade de defender o patrimônio. Já o volante Diguinho, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-MG, fica de fora.

Com isso, Leandro Guerreiro será mantido na equipe. O lateral-esquerdo Triguinho, que poderia retornar ao time, voltou a sentir uma lesão na coxa esquerda e deve ser vetado. Com isso, as maiores chances são para Eduardo jogar no setor.

As duas equipes se encontraram uma única vez pela Copa do Brasil, nas oitavas-de-final da edição de 2000. Naquela ocasião, o Glorioso não teve problemas para eliminar o Corinthians, ganhando por 1 x 0 no Maracanã e por 2 x 1 na capital paulista.

Na última vez que eles duelaram em uma mata-mata, pela primeira fase da Copa Sul-americana do ano passado, novamente a vantagem ficou com os cariocas, que ganharam por 3 x 1 no Maracanã e por 2 x 1 no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO x CORINTHIANS

Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de maio de 2008, terça-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)

BOTAFOGO: Castillo (Renan), Alessandro, Renato Silva, André Luis e Triguinho (Eduardo); Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Cuca

CORINTHIANS: Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos (Perdigão), Diogo Rincón e Lulinha; Herrera e Dentinho
Técnico: Mano Menezes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação