postado em 20/05/2008 11:41
O promotor Andreas Karaflos abriu inquérito nesta terça-feira (20/05) contra 25 envolvidos em um escândalo de doping na seleção de levantamento de peso da Grécia, divulgado em abril. Os 11 atletas flagrados com substâncias ilegais, bem como seus técnicos e a equipe médica foram indiciados e terão que responder ao caso.
Após um exame surpresa realizado em março, 11 dos 14 membros da equipe grega testaram positivo para uma substância proibida, colocando em cheque a participação do levantamento de peso do país nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, em agosto. A defesa utilizada pelos acusados foi culpar um suplemento alimentar chinês, que estaria contaminado com o composto ilegal.
Um dos nomes mais marcantes presentes no caso é o do técnico Christos Iakovou, um dos técnicos de levantamento mais famosos da Grécia. Sob o comando do treinador, a Grécia faturou 12 medalhas olímpicas (cinco de ouro) na modalidade desde os Jogos de Barcelona-1992.
Iakovu foi enquadrado em cinco artigos pelo promotor grego e, se for considerado culpado em todos, pode ser condenado a até dez anos de prisão. Além dos atletas e médicos, também foram indiciados um farmacêutico ateniense e um outro homem, acusado de ter importado da China o suplemento.