Superesportes

Manchester x Chelsea: duelo inglês decide novos donos da Europa

;

postado em 20/05/2008 19:45

O título da Liga dos Campeões da Europa da temporada 2008/2009 já é inglês, mas ainda não tem dono. Por isso, nesta quarta-feira, Manchester United e Chelsea entram em campo em Moscou a partir das 15h45 (horário de Brasília) para definir qual pode ser considerado o clube mais poderoso do Velho Continente na atualidade, garantindo ainda uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa no final do ano.

Os dois times já disputaram praticamente entre si o título do Campeonato Inglês deste ano, que acabou sendo decidido a favor do Manchester na última rodada. Os Diabos Vermelhos, por sinal, levam vantagem por já ter conquistado a competição européia duas vezes, em 1968 e 1999, enquanto o emergente time de Roman Abramovich tem como principais feitos continentais duas Recopas (1971 e 1998) e uma Supercopa (1998).

Será a terceira vez que clubes do mesmo país decidem o título, repetindo o que espanhóis (2000, entre Real Madrid e Valencia) e italianos (2003, entre Milan e Juventus) já conseguiram. Por sinal, a decisão em Moscou irá garantir o 11; título da Uefa Champions League à Inglaterra, o que coloca o país ao lado de Espanha e Itália como maiores vencedores da competição.

Com vantagem no retrospecto recente, o Manchester dá demonstrações de que acredita piamente nas chances de conquistar seu terceiro título europeu. ;Somos um melhor time e isto é um problema psicológico para o Chelsea. Todos sabem que somos favoritos. Não estamos preocupados;, provoca o argentino Carlos Tevez, segundo o jornal britânico The Sun.

O time de Avram Grant rebate a estratégia com raça, e garante que não há jogo ganho de antemão. ;Não acho que ninguém seja azarão ou favorito. Se tiver que ser um jogo feio, que seja, desde que tenhamos o troféu em nossas mãos;, promete o zagueiro John Terry, cujo time tem uma importante carta na manga. ;Felizmente, temos o time completo. Isso é importante;, lembra o defensor.

Dedicação, por sinal, é o que não tem faltado ao Chelsea nos últimos jogos contra o Manchester. Nas dez últimas oportunidades em que os dois times estiveram frente à frente, os Blues levaram a melhor em cinco, empatando duas e perdendo três. No último deles, em 26 de abril, pelo Campeonato Inglês, os londrinos levaram a melhor por 2 x 1, com dois gols de Michael Ballack.

O argumento utilizado por Terry, porém, ainda não é definitivo. Na véspera da decisão, já em treinamento em Moscou, o lateral Ashley Cole sentiu dores no tornozelo após uma dividida com Claude Makélélé. Se não se recuperar, Cole poderá ceder lugar para Wayne Bridge na esquerda. Porém, seria a única mudança do Chelsea para o confronto em relação ao time que foi escalado na vitória por 2 x 1, desde que Salomon Kalou se mantenha na frente de Florent Malouda.

O Manchester, por sua vez, tem poucos jogadores no estaleiro, e também deve ter praticamente sua força máxima para entrar em campo no Luzhniki. Ainda se recuperando de contusão, Gary Neville cede a lateral direita para Wes Brown se não tiver condições de atuar.

Em compensação, Louis Saha e Carlos Tevez são opções de sir Alex Fergusson no banco de reservas para o ataque. Patrice Evra e Ji-Sung Park tem boas chances de começar nos lugares de Mikael Silvestre e Ryan Giggs, respectivamente.

FICHA TÉCNICA - MANCHESTER UTD. X CHELSEA

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (RUS)
Data: 21 de maio de 2008, quarta-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Lubos Michel (ESL)
Auxiliares: Roman Slysko (ESL) e Martin Balko (ESL)

MANCHESTER: Edwin van der Sar; Wes Brown, Rio Ferdinand, Nemanja Vidic e Patrice Evra (Mikael Silvestre); Michael Carrick, Darren Fletcher, Paul Scholes e Ji-Sung Park (Ryan Giggs); Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney
Técnico: Alex Ferguson

CHELSEA:
Petr Cech; Paulo Ferreira, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole (Bridge); Michael Essien, John Obi Mikel, Michael Ballack e Salomon Kalou (Florent Malouda); Joe Cole e Didier Drogba. Técnico: Avram Grant

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação