Superesportes

Com três gols de Palermo, Boca derrota Atlas e chega às semifinais da Libertadores

;

postado em 21/05/2008 21:12

Se não pôde contar com a Bombonera na partida de ida, o Boca Juniors fez valer a sua força fora de casa no jogo de volta nesta quarta-feira e garantiu a vaga nas semifinais da Taça Libertadores da América com estilo. Com três gols do artilheiro Martín Palermos, os argentinos bateram o Atlas em pleno Estádio Jalisto por 3 x 0 e se aproximaram de mais um título continental.

Na semana passada, em Buenos Aires, o Boca não havia conseguido mais do que um empate por 2 x 2 com o clube do México no Estádio José Amalfitani, do Vélez. O caldeirão de La Boca, vale lembrar, havia sido vetado pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) por causa do incidente no jogo das oitavas-de-final contra o Cruzeiro, quando o auxiliar Pablo Fandiño foi atingido por um objeto atirado das arquibancadas.

Se o resultado na cidade portenha não foi o suficiente para deixar o Boca com uma vantagem considerável para o jogo em Guadalajara, os argentinos foram à luta na partida de volta. E o primeiro gol saiu logo aos 19 minutos de jogo, quando Riquelme viu o espaço livre no meio da zaga do Atlas e deu um belo passe para Palermo. Dentro da área o camisa nove arrematou fraco de primeira, mas viu a bola passar por baixo das pernas do goleiro Bava e rolar charmosamente pela pequena área até atravessar a linha do gol.

Pressionando, o Boca chegou ao segundo gol 15 minutos depois, aos 34. Mais uma vez esbanjando precisão no passe, Riquelme, no campo de defesa, fez um lançamento longo no pé de Palacio, que invadiu a grande área mexicana e rolou para o meio. Palermo só teve o trabalho de empurrar para as redes e ampliar o placar para 2 x 0.

Três minutos depois, os argentinos puseram despejaram a última pá sobre o Atlas e com um golaço. Após receber passe na entrada da área, Palermo percebeu Bava adiantado e chutou de cobertura, no ângulo, e calou a torcida mexicana no Jalisto.

Para reverter a situação e se classificar, o Atlas precisava marcar quatro gols no Boca. Se a situação já era dificílima, se tornou praticamente impossível aos quatro minutos do segundo tempo, quando Palermo disparou sozinho e sofreu falta dura de Bava. Último homem, o goleiro uruguaio do time mexicano foi expulso de campo e deixou sua equipe com apenas dez em campo.

Ficou ainda mais fácil para os argentinos diminuírem o ritmo e esperarem o tempo passar até o apito final do árbitro chileno Rubén Selman decretar a classificação para a semifinal da Libertadores. Agora, o Boca Juniors aguarda pela partida entre Santos e América-MEX nesta quinta para saber com quem decidirá a vaga na decisão da Libertadores. De acordo com a chave da competição, os xeneizes enfrentam o vencedor do embate entre os brasileiros Fluminense e São Paulo.

De acordo com a regra da Conmebol de que dois clubes do mesmo país não podem se enfrentar na final, todavia, o emparceiramento pode ser alterado caso o Peixe bata o time mexicano. Neste caso, os argentinos pegariam o vencedor de LDU e San Lorenzo.

FICHA TÉCNICA - ATLAS-MEX 0 x 3 BOCA JUNIORS-ARG


Local:
Estádio Jalisco, em Guadalajara (México)
Data: 21 de maio de 2008, quarta-feira
Horário: 19h20 (de Brasília)

Árbitro: Rubén Selman (Chile)
Assistentes: Cristian Julio e Osvaldo Talamilla (ambos do Chile)
Cartões amarelos: Colotto, Marioni, Valdez (Atlas), Dátolo, Paletta, Battalgia (Boca)
Cartões vermelhos: Bava (Atlas)

Gols: Palermo (Boca), aos 19, 34 e 37 minutos do primeiro tempo

Atlas: Bava; Ayala, Colotto, Zuñiga (Centurión) e Torres; Medina, Valdez, Ramírez (Danilo) e Rergis (Hernández); Mendivill e Marioni
Técnico: Miguel Brindisi

Boca: Migliore; Maidana, Cáceres, Paletta (Monzón) e Rodríguez; Chávez (Vargas), Battaglia, Dátolo (Ledesma) e Riquelme; Palacio e Palermo
Técnico: Carlos Ischia <-- hotwords -->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação