Superesportes

Santos enfrenta o América-MEX em busca de vaga na semfinal da Libertadores

;

postado em 21/05/2008 23:20
Duas semanas depois de eliminar o Flamengo de forma surpreendente da Libertadores, o América do México retorna ao Brasil para enfrentar o Santos, às 21h50 (horário de Brasília) desta quinta-feira, na Vila Belmiro. Mas, agora, ao invés de precisarem vencer por 3 x 0 para chegar às semifinais, jogarão para evitar o mesmo placar a favor do Peixe.

Derrotados por 2 x 0 no México, os santistas apontam justamente a virada do América sobre o Flamengo como exemplo a ser seguido no feriado de Corpus Christi. "Nada é impossível", avisou o zagueiro Fabão. "Se eles venceram por 3 x 0 no Maracanã, também temos totais condições de ganhar por esse resultado na Vila Belmiro, com a ajuda dos nossos torcedores", acrescentou.

Mesmo com os ingressos para arquibancadas vendidos a R$ 40, os jogadores do Santos apontam a presença da torcida como diferencial da equipe diante do América. "Precisamos nos impor em casa. Para isso, os torcedores terão de comparecer e lotar o estádio. É complicado jogar contra uma Vila lotada", apostou o goleiro Fábio Costa. "Tenho certeza que a torcida nos dará esse suporte", disse o atacante Kléber Pereira.

Em campo, o Santos não terá o zagueiro Marcelo, com lesão muscular na coxa direita. "Ele não sofreu nada de muito grave, mas é difícil colocá-lo já na quinta-feira. Também tem o problema do Domingos, que voltou a treinar agora. Quero ver como ele está fisicamente para decidir se vai para o banco", analisou Emerson Leão. Com os desfalques, o técnico deverá promover o retorno de Betão à zaga e improvisar o volante Adriano na lateral direita.

No América, a única dúvida é o zagueiro Carlos Sánchez, que sente dores na coluna, mas deverá jogar. "Temos reservas à altura", confiou o técnico Juan Antonio Luna. Satisfeito com o desempenho de sua equipe nos últimos jogos, ele deverá repetir a escalação da primeira partida contra o Santos. "Vamos jogar da mesma forma. Trataremos de manter a ordem na defesa, sem deixar de atacar".

De fato, a intenção do América é marcar ao menos um gol na Vila Belmiro, o que obrigaria o Santos a golear por 4 x 1 para se classificar (2 x 0 a favor do Peixe levará a decisão para os pênaltis). "O Santos tem uma equipe muito forte e equilibrada. Provou isso no domingo, quando anotou quatro gols em seu campeonato local [sobre o Ipatinga]. Mas temos confiança de que podemos marcar um gol. Isso faria com que precisassem de algo extraordinário para ganhar", almejou Luna.

A preocupação de Leão, entretanto, não é apenas com o ataque do América e o paraguaio Salvador Cabañas, algoz do Flamengo e do próprio Santos. No jogo de ida, a arbitragem anulou um gol legal de Kléber Pereira. "Se valesse, precisaríamos só de 1 x 0 para conseguir a classificação. Veja como um erro pode prejudicar um time. Agora, o árbitro é o mesmo uruguaio [Jorge Larrionda] que me expulsou contra o Cúcuta. Temos que deixá-lo de lado e jogar futebol", chiou o comandante do Peixe.

FICHA TÉCNICA - SANTOS-BRA X AMÉRICA-MEX

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 22 de maio de 2008, quinta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino e Robert Muniz

SANTOS-BRA: Fábio Costa; Adriano, Betão, Fabão e Kleber; Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto e Molina (Mariano Trípodi); Wesley, Kléber Pereira e Lima
Técnico: Emerson Leão

AMÉRICA-MEX:
Guillermo Ochoa; Óscar Rojas, Sebastián Dominguez; Carlos Sánchez e José Castro; Germán Villa, Ismael Rodríguez, Juan Carlos Silva e Argüello; Salvador Cabanas e Enrique Esqueda
Técnico: Juan Antonio Luna

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação