postado em 22/05/2008 13:55
Uma péssima atuação nos momentos finais da partida tirou a chance do San Antonio Spurs de sair na frente do Los Angeles Lakers na final da Conferência Oeste da NBA nesta quarta-feira (21/05). Depois de conseguir abrir uma boa vantagem sobre os californianos em pleno Staples Center, a franquia do Texas pecou na pontaria nos 12 minutos finais e permitiu a virada dos anfitriões, que abriram 1 a 0 na série melhor-de-sete com uma vitória por 89 a 85.
Dois dias depois de bater fora de casa o New Orleans Hornets no jogo sete da semifinal, os Spurs chegaram motivados para encarar os Lakers. O time texano chegou a ter sete pontos de frente sobre os representantes de Los Angeles com 72 a 65 no final da terceira etapa de partida e poderiam comemorar o triunfo na Califórnia se apenas mantivessem o ritmo. Mas não foi o que aconteceu.
Depois de quatro minutos jogados no tempo final, o San Antonio ainda aparecia à frente do marcador com 81 a 75, mas um período de 6min14 sem uma cesta sequer permitiram a virada dos Lakers, que marcaram dez pontos e viraram para 85 e 82, como sempre sob a liderança do armador Kobe Bryant.
Os Spurs conseguiram se acertar antes do estouro do cronômetro e conseguiram empatar novamente. O placar igual até os 23s finais, quando Kobe converteu um jumper certeiro e o Los Angeles abriu dois pontos de vantagem.
Os Spurs tiveram aquela que poderia ser a última posse de bola da partida, mas o ala/armador argentino Emanuel Ginóbili não soube aproveitar os 24s de tempo até o arremesso e se precipitou, arriscando um tiro de três a 9s do final.
Manu errou, e o armador esloveno Sasha Vujacic agarrou o rebote para os Lakers. O balcânico sofreu a falta do armador Michael Finley e foi para a linha de lance livres, de onde converteu os dois arremessos a 7s do final e decretou a vitória do Los Angeles.
Apesar da derrota do San Antonio, o cestinha da partida foi o ala/pivô Tim Duncan, que conseguiu nada menos do que 30 pontos, 18 rebotes e mais quatro tocos a favor dos texanos. O armador francês Tony Parker também terminou com um duplo-duplo graças aos 18 tentos marcados e os dez rebotes apanhados, além de ter colaborado com mais seis assistências. ;Vilão; da noite, Ginóbili obteve apenas dez pontos, mas teve um péssimo desempenho nos arremessos de quadra: acertou apenas três em 13 arriscados.
Pelo lado dos Lakers, destaque mais uma vez para Kobe, autor de 27 pontos, nove assistências e cinco rebotes. O ala/pivô Pau Gasol também se sobressaiu com 19 pontos e sete rebotes, enquanto Vujacic deixou a quadra com dez tentos.
A segunda partida da final do Oeste será realizada nesta sexta-feira, novamente no Staples Center. No domingo a série final vai para o Texas para dois jogos sob mando do San Antonio. Como terminou a temporada regular na liderança da conferência, o Los Angeles Lakers tem a vantagem de receber quatro dos sete confrontos.