postado em 23/05/2008 14:24
Em amistoso internacional isolado disputado nesta sexta-feira, a Austrália superou em casa a seleção de Gana por 1 x 0, em partida que serviu de preparação para as duas equipes antes das Eliminatórias regionais da Copa do Mundo de 2010. O confronto, no entanto, ficou marcado por uma gafe cometida pelos organizadores da partida, que perderam a fita do hino nacional do país africano. O gol que decretou o triunfo da equipe da Oceania, mas que disputará a seletiva asiática da Copa, saiu no primeiro minuto do segundo tempo. O meia Mile Sterjovski fez boa jogada individual, se livrou da marcação e chutou firme, sem chances para o goleiro adversário.
Autor do gol da vitória, Sterjovksi acabou deixando a equipe australiana em maus bocados no final da partida, justamente quando Gana pressionava em busca do gol de empate. Aos 41 minutos, o meio-campista recebeu o cartão vermelho e deixou os aussie com um a menos no gramado. Mas o que mais chamou a atenção na partida realizada na Austrália foi o papelão cometido pelos organizadores do amistoso. Antes do pontapé inicial, os jogadores visitantes ficaram perfilados para a execução do hino nacional de Gana e foram surpreendidos ao não ouvirem a canção. Motivo: a fita que continha o hino havia sido perdida.
Para evitar um vexame ainda maior, a Federação Australiana de Futebol executou o hino nacional de Gana antes do início do segundo tempo. Logo em seguida, os organizadores pediram desculpas à Federação Ganesa de Futebol e ao país africano pelo fiasco. Sem técnico: A seleção das Estrelas Negras foi dirigida no amistoso pelo interino Sellas Tetteh, que substituiu o francês Claude Leroy, que deixou o cargo no começo deste mês. Tetteh deverá ser o comandante de Gana na partida da próxima sexta-feira, em casa contra a Líbia, pela primeira rodada das Eliminatórias Africanas.
O próximo compromisso da Austrália será no sábado, 1º de junho, contra a seleção do Iraque ; atual campeã da Copa da Ásia.